FERRAMENTAS LINUX: Linux Educional 5.0

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Linux Educional 5.0


O Linux Educacional é um projeto do Governo Federal visando um melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas. Utilizando de software livre o Linux Educacional (l..E) potencializa o uso das tecnologias educacionais e com isso garante uma melhoria no ensino , inserção tecnológica e social.

Imagens do LE 5.0

                                                           


Desenvolvida pelo C3SL (Centro de Computação Científica e Software) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com o apoio de técnicos do núcleo de Tecnologias Educacional O L.E 5.0 possui nova aplicativos e novos recursos de interface e interação baseados nas experiências dos usuários.

Com um visual que segue a tendências de interface dos sistemas de dispositivos móveis e Sistemas Operacionais mais novos o L.E 5.0 diminuiu os apelos visuais e simplificou  os ícones.

As cores foram escolhidas pensando no conforto da leitura enfatizando as cores já usadas pelo MEC. A cor principal ainda é o verde.

A Edubar agora é lateral (Idêntico ao do novo Ubuntu),  As suas cores foram alteradas para uma melhor distinção dos ícones.

Novos ícones que foram inseridos na barra de aplicativos mesclando o visual do L.E com  o do Gnome.

O papel de parede agora conta com uma imagem de um símbolo nacional o Sabiá-Laranjeira ( Turdus rufiventris ).

Opções de Download e Instalação.

Sâo duas as opções de download disponibilizadas pelo site. Particular e Escola.

Particular:  Destinada ao uso pessoal ou de escolas privadas ou públicas que não fazem parte do programa PROINFO ( Não se deve instalar essa versão do LE 5.0 em máquinas do PROINFO)

Escola:   Destinada às escolas públicas ,essa versão possui o software de acompanhamento de ambientes escolares (PROINFODATA) do projeto PROINFO, não devendo ser instaladas em máquinas externas ao projeto Homologado nos pregões 83/2008 e 71/2010. 

Site: http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/index.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário