O Android é o sistema operacional da Google que atualmente domina 80% do mercado. É uma grande diferença entre ele eo segundo colocado (iOS com 15%) e o terceiro colocado o (Windows Phone com 3%) .
Mesmo com esses dados é preciso manter a evolução para se oferecer novos recursos para fidelizar os usuários, Com isso em mente o Android M foi apresentado durante o Google I/O 2015 em 28 de Maio com novidades que eram ausentes na versão 5( Lolipop).
Para garantir que o sistema do Android seja entregue para os usuários como uma versão final tendo o mínimo de erros e funcionando perfeitamente são liberados os arquivos Developer Preview (disponíveis para Nexus e alguns dispositivos da Sony) que se destinam aos desenvolvedores responsáveis por fazer testes com o aplicativo.
Essas novidades que permitiram que fosse descoberto novidades novas e bem interessantes.
Abaixo serão listadas 8 novidades confira!
1ª- Backup automático de aplicativos para Google Drive
O Novo Android permitirá os usuários salvar automaticamente para o Google Drive, não os aplicativos que são instalados no dispositivo como os dados, preferências e configurações. É possível selecionar os dados para que seja salvado em sua conta na nuvem. O único contra é a limitação de 25 MB de cada dado no aplicativo poderão ser salvos.
A Google Play salva a relação de aplicativos que são usados pelo usuário, com o novo recurso backup seria reduzido o trastorno para fazer a migração de um aplicativo para outro. Já que seria possível recuperar o Smartphone ou Tablet . Assista no vídeo abaixo Sundar Pichai explicando o recurso durante o Google I/O.
_______________________________________________________________________
2º Indicador numérico da porcetagem da bateria
Outra novidade é a atualização do ícone que indica a carga da bateria. Esse recuso era possível apenas usando ferramentas de desenvolvedores independentes ou em interfaces de algumas fabricantes. Agora pode se tornar padrão em todos os dispositivos que foramatualizados para o Android M . O ícone da bateria agora exibirá de forma numérica a quantidade de carga restante no dispositivo.
_______________________________________________________________________
3º Suporte nativo para armazenamento externo
Como podemos perceber pela lina Nexus a Google não é muito fã de entrada de cartões micro SD ou outras formas de armazenamento externo. Existe até um rigoroso controle no sistema memso em dispositivos com tais entradas( que impedem a instalação de cartões externos para poupar a memória interna), A Google já está revendo a sua política (ela melhorou com o Lolipop) pretendendo torná-la ainda mais benéfica para os usuários do Android M.
O novo sistema terá suporte para fazer o reconhecimento tanto da unidade de armazenamento externo quanto interno isso permite ampliar a memória principal e fazer a otimização dos espaços extras para a instalação de novos aplicativos e arquivar dados com mais segurança. Vale observar que teremos que pagar um preço para isso pois dependendo do aparelho e da memória externa que é utilizada o desempenho não será o mesmo que o do uso de uma memória interna,.
_______________________________________________________________________
4º Sistema UI Tunner (UI Tunner System)
Graças ao material Design e APIs desbloqueados que chegaram ao Android 5 muitas mudanças significativas ficaram disponíveis para os usuários, O novo Android M pretende deicar o usuário com mais poder de liberdade de escolha. A barra de status do novo Lolipop exibe fixamente as opções que são mais usadas. A ideia é que com a nova atualização do sistema seja permitido ao usuário poder adicionar com maior rapidez usando um atalho na barra de status com a possibilidade de se excluir os recursos menos usados. Confira no vídeo abaixo.
_______________________________________________________________________
5º Dark Theme (Tema Escuro)
O Android Lolipop veio com um fundo branco para as páginas de aplicativos essa característica pode fazer a diferença em alguns dispositivos devido ao número de pixels que serão iluminados na tela . O uso de um tema escuro irá consumir menos bateria e pensando nisso o Android M irá permitir que os seus usuários possam escolher entre 3 opções de temas um modo automático, um tema escuro e um tem claro. Confira a demonstração no vídeo abaixo,
6º Gaveta de aplicativos virá renovada com opção de pesquisa
A gaveta de aplicativos também vem com uma novidade e agora conta coim uma barra de tarefas para a realização de pesquisas e com isso tornar mais fácil encontrar um aplicativo instalado. Foi feita também uma alteração a posição de rolagem que agora ao invés de rolar será preciso deslizar o dedo verticalmente, E há também a opção de exibição de ordem alfabética que é encontrada no lado esquerdo da gaveta possibilitando ir para a letra desejada ao arrastar o dedo no canto direito da tela. Esses recursos eram antes disponíveis no App Laucher e agora será o padrão no Android M. Veja a demonstração no vídeo abaixo.
_______________________________________________________________________
7º Suporte para Leitor Biométrico
Outra novidade que foi muito comentada no Google I/O 2015 foi a inclusão de APIs no Android M para que os desenvolvedores trabalhem com o suporte para a leitura biométrica possibilitando por exemplo que os usuários usem as digitais para fazer o desbloqueio de aplicativos, acionar funções ou fazer a confirmação de pagamentos por meio do Smatphone com hardwares apropriados. Fabricantes como a Samsung ( a partir do Galaxy 5S) e Apple ( a partir do iPhone 5S) já usam bastante a leitura biométrica que poderá se tronar um padrão nos dispositivos Nexus e de outras fabricantes. No vídeo abaixo você verá a demonstração da tecnologia como que parece ser um LG Nexus 5 com leitor biométrico integrado. ( a partir do 2:20).
8ºAndroid Play integrado
A Google quer ajudar no mercado a substituir os tradicionais cartões de crédito, oferecendo uma maior simplicidade, segurança e opção de escolha com o uso da opção Android Play que virá integrado ao Android M. a novidade será compatível com as bandeiras American Express, Discover e Mastercard ajudando os usuários de Smartphones Android a realizarem pagamentos de produtos on-line off-line e talvez de compras dentro de aplicativos.
Essa solução poderá causar uma dor de cabeça para o Samsung Play e Apple Play.
Vemos que o Android M pretende preencher uma lacuna que ficaram no Lolipop mas será preciso esperar um pouco a versão seja liberada para a linha Nexus e posteriormente pelas outras fabricantes e você o que achou desses recursos que foram apresentados?
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário