FERRAMENTAS LINUX: Central de programas do Ubuntu pode acabar

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Central de programas do Ubuntu pode acabar

O Ubuntu  poderá deixar de usar a Central de programas nas próximas versões.





A Canonical não investe no aprimoramento do visual do seu Ubuntu desde a versão 13.04 . A partir dais já são 5 lançamentos sem mudar a aparência do sistema. O que mudou foi os aplicativos que são pertencentes ao Gnome. O uso dessa prática deixou alguns usuários chateados pois estavam ansiosos por novidades, porém, também criou uma familiaridade com a aparência do sistema e o seu modo de se comportar.

A Central de Programas  é um dos programas que não recebeu maiores updates além de correções de bugs. isso foi um passo interessante para fazer o Ubuntu se tornar  mais amigável para novos usuários, mas o software  não é atualizado de verdade, com grandes modificações, desde a versão 13.10 do Ubuntu.

Em uma notícia foi informado que Ubuntu MATE está pretendendo abandonar a Central de Programas do Ubuntu na distribuição pelo fato dela ser mais pesada do que eles gostariam para o ambiente, e eles devem  ter razão, afinal um dos objetivos do MATE é realmente ser leve, e assim como o Lubuntu eles poderiam desenvolver um própria Central.



 O pessoal do Ubuntu Gnome está também nessa onda e  está cogitando usar a Central de Aplicativos do Gnome nos próximos lançamentos e isso acabou refletindo no desenvolvimento do Ubuntu "normal", como podemos ver através da lista de emails dos desenvolvedores do Ubuntu.

Qual será a Central de Software usada pelo Ubuntu?


A falta de interesse da Canonical em mudar a Central de Programas do Ubuntu  deve ser por que em um futuro será usado a mesma que é usada pelo Ubuntu Phone. Embora a  Central do Gnome é bem interessante também, especialmente para o Ubuntu Gnome, mas ela não possui algumas características  necessárias para a Central de Software do Ubuntu atualmente.

Dos recursos que a Central do Gnome precisaria ter são:


  • O suporte ao login do Ubuntu One.
  • A gerencia de drivers e repositórios.
  • Chaves e atualizações.


Acredito que futuramente esteremos usando a mesma central nos Mobiles e Desktops.

Somente o futuro dirá se isso vai acontecer ou não.

E você o que acha?

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário