Os drivers da Intel para Linux são de código aberto e normalmente o próprio Kernel das distribuições costuma trazê-lo, porém, não na última versão de desenvolvimento normalmente, especialmente porque antes de mais nada as distros prezam pela estabilidade do sistema, um driver muito recente pode aumentar o desempenho da máquina como pode fazê-la travar.
O Intel Graphics Installer oferece suporte para versões de 32 e 64 bits para o Ubuntu 14.04 e o Fedora 22com pacotes .deb e .rpm para as respectivas distribuições, depois de baixar o pacote você deve instalar dando dois cliques, posteriormente a aplicação estará disponível no menu do sistema.
O Intel Graphiscs Installer possibilita que você instale a última versão destes drivers do Ubuntu e no Fedora oficialmente, existe também o código fonte disponível na página de download da Intel.
Eu acho uma sacanagem a nova versão do Intel Graphics Installer possuir suporte para o Ubuntu 15.04 e o Fedora 22 somente agora, ainda por cima foi removido o suporte para o 14.04, afinal de contas no próximo mês já sai o Ubuntu 15.10 e não muito distante sai o Fedora 23, ambas sem suporte do instalador.
Drivers atualizados
Uma maneira de contornar o problema no Ubuntu é você utilizar o repositório de Drivers Oibaf, eles são drivers nas últimas versões, todos open source para Intel, AMD e Nvidia, podem ser uteis para quem tem placas um pouco mais antigas da AMD e para quem tem hardware Intel, caso você tenha Nvidia use os drivers da própria e você possivelmente terá mais desempenho.
Para saber sobre os Drives Oibaf , clique aqui
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário