sexta-feira, 4 de setembro de 2015
Conheça 5 alternativas ao Photoshop que rodam no Linux
Muta gente ao escutar a palavra edição de imagens no Linux já pensa logo em Gimp não é. Por esse motivo esse post irá mostrar que além do Gimp existem outros programas para se fazer edição de imagens no Linux.
1- Photoshop
Photoshop é considerado o programa de edição de imagens mais popular do mundo, e não poder contar com ele em seu PC com Linux pode ser frustrante. Mas é possível instalar o Photoshop no Wine Ele configura uma área em seu sistema como uma espécie de sandbox para emular o Windows. Para poder baixar um software da plataforma da Microsoft, você tem que instalá-lo através do Wine utilizando um instalador .exe do software desejado.
Mas é preciso que você saiba que nem sempre os programas do Windows são executados por meio do Wine. Felizmente, o programa sofre uma constante evolução para que consiga se adaptar aos upgrades dos principais softwares Windows. Caso você encontre dificuldades para instalar o Wine em seu computador com Ubuntu, o pessoal do Ubuntu-BR-SC, comunidade brasileira reconhecida pela Canonical, pode ajudar neste tutorial bastante simples.
2- Pinta
No Windows, o Paint é uma das melhores alternativas para o Photoshop. O Paint é gratuito é bem mais leve do que o Photoshop e é adorado pelos usuários de máquinas de baixo desempenho. O Pinta é a versão equivalente ao Paint, mas ele é desenvolvido para Linux.
O Pinta vem com todas as funções básicas e fundamentais que você precisa para realizar edições de fotografias e imagens. inclui camadas ilimitadas, histórico de edição completo e mais de 35 efeitos de ajustes rápidos. Também é possível alternar entre uma interface fixa ou uma janela flutuante. Ele é a solução ideal para usuários Linux que querem realizar retoques de imagem de maneira rápida e sem muitos recursos profissionais.
3 - Gimp
O Gimp é uma das alternativas ao Photoshop para usuários do Linux, sendo conhecido como "a versão de código aberto do Photoshop". O Gimp sigla(Gnu Image, Manipulation, Program) foi criado em 1995 oferece muitos dos recursos presentes no editor da Adobe. Ele é bastante flexível e contém características que permitem a construção ou edição de imagens em nível profissional. Outro ponto interessante no GIMP é a possibilidade de instalar plugins de terceiros para acrescentar funcionalidades. O programa é poderoso o suficiente para usuários casuais e até profissionais da área visual.
4- Inkscape
Para quem gosta do Photoshop para fazer edição vetorial o Inkscape oferece é considerado a melhor alternativa para Linux pois
Ele foi elaborado especificamente para edição de imagens vetoriais, e em muitos casos se sai muito melhor do que o famoso software da Adobe.
As características do Inkscape são: Desenhar formas básicas de vetores, um avançado agrupamento de objetos e gerenciamento, malhas de gradiente, possui amplo suporte para arquivos de diversos formatos e possibilidade de instalar plugins para acrescentar funcionalidades. Infelizmente, como é o caso de muitos dos programas open source, a interface do Inkscape deixa a desejar. No entanto, é suficiente para trabalhar de maneira semi-profissional, mas não tão limpo ou refinado como outros programas, como Photoshop ou Illustrator
5- Krita
O Krita surgiu em 1998, onde um homem chamado Matthias Ettrich utilizou o GIMP como base para criar uma interface independente somente para ele. Isso causou divisões entre a comunidade GIMP, levando ao desenvolvimento de um editor de imagem concorrente que acabaria por se chamar Krita.
O Krita tem o foco principal em pintura digital. Como tal, ele tenta esconder a maioria dos seus elementos de interface para facilitar sua utilização, principalmente para iniciantes. Se você usa um editor de imagens para realizar histórias em quadrinhos, texturas e outros moldes artísticos, essa é a melhor opção para Linux. O Krita incluiu vários pincéis, um motor de estratificação avançado e suporte para edição vetorial.
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Dica,
Editores de Imagens,
Linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário