O Cinnamon na minha opinião uma maneira bem tranquila de alguém que apenas usou Windows durante a sua vida migrar para uma distribuição Linux, a familiaridade da interface é inegável, além de ter muito mais recursos.
Dentre as interfaces que usam GTK, o Cinnamon e sem dúvidas uma das mais facilmente personalizáveis por usuários "comuns", o que o aproxima muito de iniciantes, tanto no mundo Linux, quanto na informática em Geral, e além disso, o Mint ainda é um dos sistemas baseados em Linux mais utilizados para jogos, segundo os dados que foram revelados recentemente pela Valve, o sistema perde apenas para o Ubuntu.
Novidades deste mês
O mês de Novembro será especial para o Linux Mint pois vem por a nova atualização baseada na série 17.X do sistema, mais precisamente a versão 17.3, que recebeu o nome de "Rosa". Neste mês também teremos o lançamento a segunda versão do LMDE (Linux Mint Debian Edition) que está sendo chamada de "Betsy". Ambos os lançamentos receberão a nova versão do Cinnamon, a 2.8.
Novidades do Cinnamon 2.8 para o Linux Mint e demais sistemas
A interface Cinnamon é utilizada por muitas distros e por usuários variados, porém, é inegável que seu melhor tratamento é em sua distribuição mãe, o Linux Mint, a versão 2.8 que será lançada juntamente com os sistemas comentados anteriormente trará algumas novidades interessantes:
- Applets melhorados:
O Applet de som ganhou uma atenção especial nesta nova versão, o design foi redesenhado ganhando um visual mais "chapado", o popular "flat", com os controles do player diretamente sobre a arte do álbum sendo executado.
Quando você clicar com o botão direito sobre o ícone de som, você terá um acesso rápido as configurações, podendo desta forma selecionar a saída de som que desejar, podendo mutar o microfone ou a saída de som com um simples clique, além de pode regular o volume das aplicações individualmente.
Os indicadores também receberam algumas modificações e aprimoramentos, o Cinnamon suporta plenamente os indicadores, que são versões renderizadas pelo próprio ambiente gráfico para garantir uma melhor integração visual com as demais aplicações, porém é possível também modificar essa configuração para que as aplicações usem o seu próprio padrão GTK diretamente nas configurações do sistema.
Agora, O indicador de áreas de trabalho (workspaces) agora consegue mostrar o posicionamento das janelas dentro de si, facilitando a identificação de que janelas estão em cada área de trabalho.
A listas de janelas ganharam um upgrade também, agora elas mostram uma miniatura da janela minimizada, semelhante ao que acontece com o KDE e com o Windows.
O indicador de bateria conta com novas funcionalidades e também e um visual que traz mais informações para o usuário.
Além de mostrar o modelo da bateria usada no computador, ele consegue mostrar também os dispositivos que estão usando e consumindo a bateria do computador, como um Mouse sem fio por exemplo.
Não houve muitas mudanças no aplicativo de monitores, porém ele ganhou algumas atualizações, agora ele é capaz de mostrar o modelo e o tamanho do monitor e também a saída que ele está utilizando.
Além disso, anúncio da versão nos diz que houve também aprimoramentos no desempenho da interface, tudo para tornar o Cinnamon ainda mais rápido do que ele já é.
Qual a sua opinião a respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário