Foi assinado nessa quinta feira (5-11-2015) um acordo para fazer a instalação de um cabo de fibra ótica submarino que irá conectar a cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, ao município uruguaio de Maldonado.
O cabo deve estar pronto em 2017 e terá 2 mil quilômetros de extensão. Graças à fibra ótica, a capacidade de banda do sistema atual será elevada para 90 terabits por segundo - 15 milhões de vezes mais rápido do que um modem convencional.
"Abre ao Uruguai e à região grandes possibilidades de interconexão regional e com o mundo", explicou Pedro Less de Andrade, diretor de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais do Google na América Latina, em um ato realizado na sede da empresa estatal de telecomunicações do Uruguai, Antel, em Montevidéu.
"A expansão da infraestrutura e da capacidade de banda larga é um esforço que não pode ser realizado por uma só entidade, por isso achamos que é importante juntar forças", explicou Pedro Less de Andrade, diretor de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais do Google na América Latina, sobre a aliança com a Anatel em um ato realizado na sede da empresa estatal de telecomunicações do Uruguai, Antel, em Montevidéu.
Para a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, representante do Brasil na empreitada, o investimento será de R$ 113 milhões. O projeto, com o nome de Tannat, irá funcionar como um complemento ao sistema Monet, que ligará Santos a Boca Ratón, nos Estados Unidos, já em fase de construção.
De acordo com a ministra de Indústria, Energia e Mineração, Carolina Cosse
"É uma grande alegria para todos os uruguaios que esse projeto se concretize, o projeto mais importante que o Uruguai levou adiante em termos de infraestrutura".
Os atuais cabos submarinos que ligam Brasil e Uruguai foram instalados em 1994. O novo sistema terá vida útil de 25 anos, segundo informação da Anatel.
Fonte
Até a próxima !
Nenhum comentário:
Postar um comentário