FERRAMENTAS LINUX: Lançado GNU Hurd 0.7, GNU Mach 1.6 e GNU MIG 1.6

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lançado GNU Hurd 0.7, GNU Mach 1.6 e GNU MIG 1.6






Lançadas novas versões do GNU Hurd 0.7, GNU Mach 1.6 e GNU MIG 1.6.

GNU Hurd 0.7,  novidades:

Versão 0.7 (2015-10-31)
O cache de nó no “ext2fs” foi melhorado, generalizado, e foi movido para “libdiskfs”. Ele agora também é utilizado por “isofs” e “fatfs”.
A ferramenta nativa “fakeroot” foi bastante melhorada. Ela agora lida com soquetes nomeados e vários casos relacionados à permissões foram identificados e corrigidos.
Um novo utilitário “rpcscan” foi introduzido. Faz a varredura de servidores Mach e exibe os RPCs manipulados pelo “demuxer” associado.
Um problema de sincronização de longa data envolvendo os  tradutores de sistema de arquivos, “libdiskfs” e “libpager” foi identificado e corrigido.
O código foi atualizado para funcionar com versões mais recentes do compilador e da “libc”, e inúmeras falhas foram corrigidas em todo o código.
Tarballs de lançamento podem ser baixados a partir de: ftp://ftp.gnu.org/gnu/hurd/, http://ftp.gnu.org/gnu/hurd/, ou no repositório Git: http://git.savannah.gnu.org/cgit/hurd/hurd.git.

O GNU Hurd é o substituto do projeto GNU para o kernel do Unix. É um conjunto de servidores que rodam no microkernel Mach para implementar sistemas de arquivos, protocolos de rede, controle de acesso de arquivos e outros recursos que são implementados pelo kernel do Unix ou kernels semelhantes (como o Linux)

Mais detalhes: na documentação, o que é o GNU Hurd.

GNU Mach 1.6, mais novidades:

Versão 1.6 (2015/10/31)
O código foi atualizado para funcionar com versões mais recentes do compilador e várias flahas foram corrigidas em todo o código.
A infraestrutura de depuração bloqueio foi revivido e melhorado, e muitos problemas de bloqueio foram corrigidos.
As tabelas IPC e o mapeamento de objetos de tabela de hash para entradas do IPC foram substituídas por árvores Radix. Este aborda um problema de escalabilidade, pois tabelas IPC necessitam de enormes quantidades contínuas de memória virtual do kernel.
O kernel agora permite que usuários não-privilegiados conectem uma pequena quantidade de memória.
Uma falha impedindo o despejo de páginas inativas pelo serviço pageout foi identificado e corrigido.
O kernel agora mantém timestamps em relação ao tempo de inicialização do sistema. Entre outras coisas isso corrige leituras falsas de uptime se a hora do sistema for alterada.
Um vazamento de referência no mecanismo de tratamento de exceção foi identificado e corrigido.
Sequências de escape ANSI são manipuladas agora quando usado o “printf”. Isso corrige a formatação de mensagens impressas por vários drivers Linux.
Tarballs de lançamento podem ser baixados a partir de:

ftp://ftp.gnu.org/gnu/gnumach/,

http://ftp.gnu.org/gnu/hurd/,

ou no repositório Git: http://git.savannah.gnu.org/cgit/hurd/gnumach.git.

GNU Mach é a distribuição GNU do microkernel Mach, no qual um sistema GNU Hurd é baseado. O microkernel fornece um mecanismo de Processo de Comunicação Interna  (IPC – Inter Process Communication) que o Hurd usa para definir as interfaces para a implementação de uma forma multi-servidor distribuído para moldar os serviços que um kernel de um sistema operacional tradicional oferece.

Mais detalhes na  documentação.

GNU MIG 1.6,  novidades:

Versão 1.6 (2015-10-31)
MIG agora emite funções de pesquisa RPC que são declarados “em linha estático” melhorando a compatibilidade com dialetos mais recentes de C.
Tarballs de lançamento podem ser baixados a partir de:

 ftp://ftp.gnu.org/gnu/mig/

 http://ftp.gnu.org/gnu/mig/

ou no repositório Git: http://git.savannah.gnu.org/cgit/hurd/mig.git.

GNU MIG é a distribuição GNU do Mach 3.0 Gerador de Interface (MIG – Mach Interface Generator). Esta ferramenta traduz arquivos de definição de Procedimentos de Chamadas Remotas (RPC – Remote Procedure Call) para o código C, e é necessário para compilar todos os pacotes que estão recebendo ou invocando RPCs, tais como GNU Mach, o GNU Hurd, e o GNU C Library (glibc), quando compilado para o Hurd .

Maiores detalhes na documentação

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário