A Document Foundation está procurando desenvolvedores ou uma empresa que será capaz de implementar coleta de métricas de usabilidade para o LibreOffice.
Os desenvolvedores do LibreOffice precisam de mais do que apenas os relatórios regulares que recebem da comunidade para melhorar ainda mais a usabilidade e a qualidade das interfaces. Mesmo que seja um projeto enorme, com milhões de usuários ativos de todo o mundo, ainda não é o suficiente para entender como o aplicativo está sendo usado.
É claro que a Document Foundation e todas as pessoas que estão trabalhando neste projeto sabem que a interface precisa ser melhorada de alguma forma. Tem melhorado muito nos últimos anos, mas ainda tem que ser repensada e redesenhada. Isso é difícil de fazer quando você não sabe realmente como as pessoas estão utilizando o LibreOffice.
O LibreOffice está ficando melhor
Embora implementar métricas do usuário pode soar como uma coisa ruim, mas muito provavelmente não será uma imposição, e sim algo que os usuários poderão optar por fazer. Os desenvolvedores poderão levantar uma série de dados, por exemplo: como são utilizadas as funções disponíveis, ou quantos cliques são necessários para fazer algo específico. Desta forma poderão avaliar a utilização geral do LibreOffice.
“A fim de melhorar a interface do usuário, a interação humana e a utilização do LibreOffice, a Document Foundation está à procura de um indivíduo, ou empresa, para implementar um recurso de coleta de métricas de usabilidade, com o propósito de incorporá-la nas versões do LibreOffice, para Windows, Linux e Mac OS X”, escreveu Florian Effenberger em seu blog oficial.
Este é compromisso enorme e de longo prazo. Por isso a Document Foundation está fazendo está oferta pública para que os desenvolvedores e empresas possam testar e compartilhar suas ideias.
Daí inicia-se a polêmica: muita gente vai dizer que o LibreOffice está fazendo espionagem, mas temos que lembrar que é impossível fazer alterações profundas de usabilidade sem este tipo de tecnologia.
Fonte
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário