quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Determinação da justiça bloqueia WattsApp por 48 horas
Uma determinação judicial decretou nessa 4ª Feira que as operadoras de telefonia bloqueiem o Whatsapp no Brasil por 48 horas. As operadoras de telefonia, junto com o seu sindicato, o SindiTelebrasil, afirmam que cumprirão a ordem a partir das 0h dessa quarta-feira.
De a cordo com o jornal a Folha de São Paulo essa decisão foi imposta por meio de uma medida cautelar, partiu da justiça de São Paulo e prevê multa para quem não cumprir a ordem. Ainda continua em sigilo o autor da ação e, aparentemente, o pedido não foi feito pelas operadoras.
Segundo o TJ-SP, o motivo pelo qual o WhatsApp será bloqueado, deve-se ao fato do não cumprimento de uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. A empresa foi notificada outra vez em 7 de agosto, com uma multa fixada caso não cumprisse a determinação judicial.
O WhatsApp não atendeu a determinação novamente, de acordo com o TJ-SP. Com isso, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços com base na lei do Marco Civil da Internet.
Segundo a Proteste , o bloqueio do WhatsApp no Brasil é ilegal
Segundo a Proteste, a Associação Brasileira de Defesa ao consumidor, independentemente do motivo do bloqueio do serviço, os milhões de usúarios não deveriam ser punidos.
Maria Inês Dolci, representante da Proteste, afirma que a medida tomada pela justiça é ilegal e fere diretamente o Marco Civil, pois o bloqueio do aplicativo fere a neutralidade de rede e também vai contra a garantia do consumidor ao acesso às informações.
“Mesmo que se trate de uma medida policial, trata-se de um dano imenso a milhões de usuários sob todos os aspectos”, conta. O caso é especialmente complexo por não haver sequer uma notificação prévia à base gigante de usuários brasileiros do app.
Segundo Dolci, explica que o WhatsApp não pode ser calado porque se trata de uma ferramenta de comunicação de dados que está prevista em lei, de acordo com regulação do Ministério das Comunicações. O mundo inteiro utiliza o app, e esse tipo de problema não costuma acontecer em outros países.
“Ao bloquear, mesmo que por questões de segurança, a justiça deixa milhões de usuários sem acesso. Para muitos, esse é o único meio de comunicação”, relata ela.
E o que fazer agora ?
Com essa informação de última hora, muitos podem estar preocupados com o futuro do WhatsApp no Brasil, não é por menos, hoje o aplicativo se tornou muito popular, por ter um baixo custo e por permitir fazer ligações através da interntet. Mas o que muitos não sabem, é que existem aplicativos semelhantes ao tão famoso WhatsApp, como é o caso do Telegram, na qual deixarei um link logo abaixo, com mais informações sobre esse mensageiro que em muitos aspectos supera o WhatsApp, principalmente quando se trata de segurança, pois todas suas mensagens são criptografadas e conta com uma opção de privacidade, onde podemos enviar uma mensagem na qual ela pode ser destruída após determinar um tempo e além do mais, é gratuito. Outro que é o mais novo aplicativo, é o Actor, onde também se assemelha aos outros aplicativos .
Chegou a hora da oportunidade se abrir novos novos horizontes e sairmos da nossa zona de conforto, testar novos aplicativos e dar oportunidade ao software livre de mostrar que às vezes pode ser até melhor que as opções existentes.
Actor Telegram
Fontes:
Olhar Digital Folha de São Paulo G1.com
Marcadores: Linux, Android, Segurança
Bloqueio,
Marco Civil,
Notícia,
WhattApp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário