FERRAMENTAS LINUX: Morre aos 42 anos o fundador do Debian GNu/Linux.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Morre aos 42 anos o fundador do Debian GNu/Linux.





É com muita tristeza que damos hoje  uma notícia nada agradável, mas é também o nosso papel. Morre aos 42 anos o fundador do Debian GNU/Linux. Murdock, assim como era chamado entre amigos, vivia em São Francisco, e ficou muito conhecido por ter fundado a distro em 1993. Recentemente ele havia começado a trabalhar para startup Docker em sua cidade.



 Conhecido respeitosamente como o guru do Debian… Ian Murdock. Na segunda-feira à tarde, ele postou uma sequência de tweets angustiantes, alegando que ele havia sido preso em sua casa pela polícia, acusado ​​de agredir um oficial, e liberado após ter sido mantido em uma cela. Ele também ameaçou se matar. Depois de um tempo, as pessoas apoiaram ele e defenderam ele de toda essa situação conturbada, Murdock parecia estar calmo e até prometeu tirar todas as idéias suicidas da cabeça. Porém, Murdock morreu naquela noite. Sua conta no Twitter foi desativada.

Anteriormente, após os tweets assustadores, algumas pessoas tentaram contato com a empresa que ele trabalha, mas ninguém quis falar sobre o assunto, e hoje o CEO do Docker fez uma declação.

 “É com grande tristeza que informamos que Ian Murdock faleceu na segunda-feira à noite”, Ben Golub que é CEO do Docker confirmou hoje.


E ele ainda disse:
Ian foi muito conhecido profissionalmente como o fundador do projeto Debian, ele que o criou quando ainda era um estudante na Universidade de Purdue, onde obteve seu diploma de bacharel em ciência da computação em 1996. O Debian foi uma das primeiras distribuições Linux, e é amplamente considerado como um dos projetos de código aberto de maior sucesso já lançado. Ian ajudou a criar a noção de um projeto verdadeiramente aberto e comunitário, abraçando a concepção aberta e contribuição aberta; de fato, o documento formativo do próprio (a Open Source Definition) movimento open source era originalmente uma declaração Debian. É uma prova do compromisso do Ian a abertura desta comunidade e que há agora mais de 1.000 pessoas atualmente envolvidas no desenvolvimento do Debian.
Na última década, as contribuições do Ian para a comunidade de tecnologia continuou, como CTO da Linux Foundation, como um líder sênior da Sun Microsystems (inclusive atuando como chefe do Project Indiana); e mais recentemente como vice-presidente de Plataformas na ExactTarget com sede em Indianópolis, que se tornou parte do Salesforce em 2012.
Consideramo-nos sorte de ter conhecido Ian e trabalhar com ele. Ele espantou a todos com quem trabalhou com a profundidade de seu pensamento, paixão e experiência. Ele era verdadeiramente brilhante e uma inspiração para muitos de nós; sua morte é uma perda para todos a quem ele conheceu e tocou.

 A comunidade do software livre esta atordoada com a notícia da morte de Murdock.

“Com o coração pesado, o Debian lamenta o falecimento de Ian Murdock, fiel defensor de software livre de código aberto, Pai, Filho, e do” Ian “no Debian”, disse a organização Linux em um comunicado.
“O sonho de Ian tem vivido, a comunidade Debian continua a ser incrivelmente ativa, com milhares de desenvolvedores que trabalham incontáveis ​​horas para trazer ao mundo um sistema operacional confiável e seguro. Os pensamentos da Comunidade Debian estão com a família de Ian neste momento difícil.”

 O Ferramentas Linux  também lamenta a sua partida abrupta, é muito difícil imaginar a dor dos entes queridos com sua perda, dos amigos que conviviam com ele e os demais colegas, sabemos também de sua conduta e nos espanta os acontecimentos da última segunda-feira.
Nossos sinceros sentimentos a todos da família e demais amigos.

A causa da morte não pode ser revelada. A família de Murdock pediu às pessoas para respeitar a sua privacidade.


 Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário