FERRAMENTAS LINUX: Oracle anuncia a disponibilidade geral do Umbrakable Enterprise Kernel Release 4

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Oracle anuncia a disponibilidade geral do Umbrakable Enterprise Kernel Release 4




No dia 8 de Janeiro de 2016 a Oracle, através de Michele Casey, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Unbreakable Enterprise Kernel(UEK) 4 para o Sistema Operacional Oracle Linux.

Oracle Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) Release 4 é um importante esforço de engenharia e introduz melhorias de desempenho e melhorias para alguns dos componentes mais essenciais, incluindo programadores de CPU e automática NUMA Balancing, juntamente com novos recursos poderosos, como patch do kernel em tempo real.

Unbreakable Enterprise Release 4 já está disponível para o Oracle Enterprise Linux 6 e Oracle Enterprise Linux 7, série de sistemas operacionais baseados em RedHat RHEL(Red Hat Enterprise Linux) OS, e o patch do kernel em tempo real foi um dos recursos mais solicitados pelos clientes do Oracle Linux.

O patching do kernel em tempo real no Unbreakable é possível graças á extensão de código aberto Ksplice do ramo kernel linux 4, que permite aos usuários aplicar patches para o kernel em execução, sem a necessidade de reiniciar o sistema, melhorando assim a segurança e simplificar a gestão em nuvem de infra-estruturas.

  "A equipe da Oracle Linux tem o prazer de anunciar a disponibilidade geral do Unbreakable Enterprise Kernel(UEK) Release 4 para Oracle Linux 6 e Oracle Linux 7. Essa versão, com base no código do kernel 4.1, oferece muitos novos recursos e aprimoramentos importantes para a engenharia moderna de infraestrutura em nuvem," disse Michele Casey


Algoritmo de compressão LZ4, zram, zswap, e baixa latência de checagem de rede

Entre outras funcionalidades implementadas no Unbreakble Enterprise Kernel Release 4, podemos citar baixa latência de checagem de rede, o suporte para o algoritmo de compressão LZ4, o suporte para transmissões de lote, rede, zram, zswap, o apoio ás tecnologias de nuvem-chave, incluindo XEN, Open vSwitch, VXLAN, Docker e LXC.


Além disso, a Oracle adicionou um impulso para a segurança de seus sistemas Oracle Enterprise Linux, bem como para os aplicativos hospedados, através da implementação de recursos como uma nova chamada de sistema de números aleatórios, espaço de endereço do kernel randomizado, e atualização para o SELinux,SHA512,SHA256, e programas nftables.

Existem também novos recursos de kernel em tempo real como timerless(tickerless) multitarefa e classe de agendamento de prazo, apoio ao armazenamento para Oracle Linux Release baseado em Firefly Ceph, melhorias Oracle Linux Dtrace, e melhor suporte InfiniBand. Além disso, existem atualizações para o Btrfs, EXT4, XFS, NFS, FUSE e OverlayFS sistema de arquivos, bem como drivers atualizados para suportar novo hardware.



Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário