A equipe da Canonical tem trabalhado por anos arduamente para realizar o sonho da “convergência”. Enquanto, para muitos, parece que a prometida convergência do Ubuntu entre telefone, tablet e desktop nunca se realizaria, o projeto está em andamento (e o mais importante, demonstrado) em novas compilações do Ubuntu para dispositivos como o Nexus 4.
Testes foram feitos no aparelho Nexus 4, e o resultado é impressionante! O Nexus 4 não é um telefone de última geração, podemos notar que sua potência é fraca em comparação com os novos dispositivos Android. Alguns meses atrás, a experiência do Ubuntu no Nexus 4 teve como resultado um sistema lento e praticamente inutilizável. Hoje, com o lançamento do OTA-9, o Ubuntu é significativamente mais rápido (embora ainda seja mais lento que o Android), ele está próximo de ser um sistema para ser utilizado no dia a dia.
Uma das partes mais interessante de executar o Ubuntu no Nexus 4 é a capacidade de verificar os progressos alcançados na convergência. Com a ajuda de um adaptador SlimPort para HDMI pode ligar o telefone ao monitor e com um mouse Logitech M557 e teclado Logitech K480, ambos funcionando pelo Bluetooth, foi possível utilizar e experimentar o modo de área de trabalho Unity 8 e finalmente experimentar a convergência.
Alguns detalhes do Unity 8 ainda não estão bem acabados, mas você pode ter uma noção de como ficará essa convergência. Aqui está um pequeno vídeo gravado para lhe dar um gostinho do estado atual do Unity 8 no celular.
Veja o vídeo abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário