Um notícia que envolve a Apple e o FBI está circulando o mundo tecnológico e pelo que parece isso está bem longe de terminar. Mas agora outras gigantes do setor resolveram se posicionar sobre o tema e ajudar a Apple.
O FBI juntamente com o judicial dos EUA, está querendo que a Apple entregue para eles uma "chave mestra" que seja capaz de hackear os iPhones das empresa com o pretexto da ferramenta ajudar na resolução de um caso que está acontecendo atualmente nos tribunais.
O caso é questão é o do tiroteio em San Bernardino (Califórnia) que aconteceu em 2015 e deixou mais de 14 mortos.
O CEO da Apple Tim Cook se recusou a atender o pedido e ainda insinuou que a única maneira disso acontecer seria por meio de uma ordem judicial irrevogável sob o pretexto de não deixar nas mãos do governo ( e de sabe -se lá mais quem) a possível espionagem de iPhones de milhões de usuários no mundo.
Vale ressaltar que a Apple é uma empresa que não atua só nos EUA atuando como países como o Brasil e também em países de Regimes ditatoriais como a China ( que é o segundo mercado da Apple).
A afirmação alegada é que isso iria ser considerado como uma quebra do contrato de confiança entre os usuários da Apple mesmo o FBI tendo "Boas intenções" isso abre precedentes para que as outras empresas se fossem intimadas teriam que quebrar a criptografia dos seus produtos por meio de uma ação judicial e com isso dar a terceiros o controle dos produtos sem a autorização dos usuários.
Algumas pessoas se prontificaram a quebrar a criptografia dos produtos da Apple como é o caso de John McAfee que é um hacker malucão e também fundador do antivírus MacAfee que disse que iria fazer isso para que a Apple não entregasse o iOS nas mãos das entidades governamentais e de justiça dos EUA.
Embora esse episódio esteja envolvendo um celular ele pode se estender para outras questões como redes sociais por exemplo.
Um novo capítulo.
Essa decisão judicial sob a a empresa Apple poderá afetar outras empresas futuramente algumas das principais companhias do Vale do Silício decidiram se juntar a causa
Bill Gates cofundador da Miucrosoft disse para o jornal The financial Times que as empresas de tecnologia devem ajudar o governo.
"Essa é uma situação específica em que o governo pede acesso à informação. Eles não vão perguntar coisas gerais, eles querem um caso particular", disse .
Já Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook se posicionou à favor da Apple durante a MWC 2016 onde citou a privacidade como o principal argumento " "Acreditamos na criptografia. Eu acredito que não seja a coisa certa tentar bloquear isso dos principais produtos que as pessoas querem usar. E acho que essa não será a regulação ou política econômica correta a se fazer". disse ele.
Outro que se posicionou contra a atitude do FBI no Twitter foi o Polêmico Edward Snowden
Atualizado
Bill gates pouco depois de gerar polêmica com a sua declaração disse ao jornal Bloomberg que está desapontado com os relatos de que ele estaria do lado do FBI nessa história. e agora ele adotou uma postura mais moderada sobre assunto e não apoia nenhum dos dois lados dizendo que é necessário haver uma maior discussão sobre o caso em busca de uma equilíbrio entre ambos.
Fonte 1 / Fonte 2
Até a próxima !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário