sexta-feira, 25 de março de 2016
Comparativo de desempenho entre a AMD e a Nvidia no Linux
Com a vinda da API Gráfica Vulkan e do desenvolvimento de novos drivers de vídeo, nada mais normal do que mutas pessoas se perguntarem qual é a melhor opção para se jogar no Linux.
Nesse post encontra-se um comparativos feito pelo pessoal da Phoronix entre o desempenho usando OpenGL e Vulkan em uma série placas diferentes .
Para os que acompanham as notícias do mundo dos games no Linux e baseando -se em experiências e testes feitos, já possuímos um conceito de que a AMD ainda não chegou lá no que tange ao quesito "desempenho" de games no Linux.
Ai fica a pergunta. Será que a Nvidia é tão superior à AMD? e isso nós veremos agora que o Vulkan chegou para fazer a diferença.
Imagem: Phoronix
Tanto a AMD quanto a Nvidia, recentemente lançaram drivers para Linux que possuem suporte para o Vulkan, o benchmarks foi realizado com a última versão beta do AMDGPU e com o Nvidia 364.12 no Ubuntu 16.04 LTS (que ainda não saiu) comparando o OpenGL com o Vulkan.
O hardware que utilizado foi esse:
- Xeon E3-1280 v5 Skylake 3.7GHz
- Placa-mãe MSI C236A Workstation
- 16GB de DDR4-2133 EUDIMM
- 120GB Samsung SSD 850
No gráficos podemos ver as placas de vídeo que foram utilizadas
No gráfico mostrado acima, vemos um comparativo entre as placas usando OpenGL (azul) e Vulkan (Vermelho), podemos ver como o Vulkan traz mais FPS para as placas.
Abaixo vemos uma "corrida" entre as placas usando OpenGL, em alguns resultados podemos ver retornos positivos por parte da AMD, mas mesmo assim ainda é necessário um maior trabalho por parte da empresa.
Agora diga o que você achou? Nós podemos ver uma evolução bastante interessante certo? a dica que eu dou para os que querem jogar no Linux é usar o hardwares da Nvidia pois pelo que podemos ver ele parece ter um melhor suporte.
Até a próxima !!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
AMD,
Benchmark,
Driver,
Games for Linux,
Games para Linux,
Hardware,
Linux,
Nvidia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário