FERRAMENTAS LINUX: Lançado o GStreamer 1.8 com suporte a nova API gráfica Vulkan

terça-feira, 29 de março de 2016

Lançado o GStreamer 1.8 com suporte a nova API gráfica Vulkan




O  framework multimídia de código aberto GStreamer 1.8 foi lançado nesta última quinta, 24 de março de 2016, após vários meses de trabalho árduo, e parece ser um grande lançamento com dezenas de novos recursos.

De acordo com as notas de lançamento, o GStreamer 1.8 adiciona suporte inicial para a nova API Vulkan 1.0, implementa aceleração de hardware na decodificação de vídeo e um novo código de captura de vídeo para a plataforma Android, além de acrescentar suporte à reprodução reversa de arquivos Windows Media, como WMA, WMV, e ASF.

No entanto, o codec de áudio Opus parece ser a estrela deste lançamento do GStreamer, pois ele recebeu inúmeras melhorias, como suporte para mais de dois canais de áudio, suporte para a biblioteca pbutils, novas funções de utilidade para o cabeçalho Opus e suporte ao MPEG-TS.

O GStreamer agora oferece decodificação precisa de amostra, codificação e transmuxing para o codec de áudio Opus com MPEG-TS, Matroska (MKV), Ogg Vorbis e ISOBMFF (Quicktime/MP4) como containers. Também é importante mencionar o fato de que os elementos do codec Opus foram movidos para gst-plugins-base.

Além disso, o payloader/depayloader Opus RTP foi movido para gst-plugins-good. Entre outras características interessantes, podemos citar um novo sistema de rastreamento, nova API de reprodução de alto nível GstPlayer, a adoção do módulo GStreamer VAAPI e suporte para proxy ativos no GStreamer Editing Services.

"A equipe GStreamer está orgulhosa em anunciar uma nova liberação estável da API, série 1.x, de seuframework multimídia multiplataforma favorito! Como sempre, esta versão está novamente repleta de novos recursos, correções de bugs e outras melhorias”, diz o anúncio."

Fonte 

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário