FERRAMENTAS LINUX: Os Dirvers proprietários da AMD não terão suporte pleno no Ubuntu 16.04 LTS e em outras distros

terça-feira, 15 de março de 2016

Os Dirvers proprietários da AMD não terão suporte pleno no Ubuntu 16.04 LTS e em outras distros



Ao que parece se você possui uma placa da AMD para rodar jogos ou executar alguma outra tarefa gráfica mais pesada você pode ter uma queda de desempenho nessa "nova safra"  de distribuições Linux.



O Ubuntu 16.04 LTS já está prestes a sair e temos pouco mais de um mês até o seu lançamento final, ele virá provavelmente com alguma variante do Kernel Linux 4.5, o que é algo muito bom, novos hardwares sendo reconhecidos, melhor desempenho, tudo de bom... menos para quem usa AMD.

O problema em questão não afeta somente o Ubuntu, mas qualquer distro que use a versão atualizada do servidor gráfico X, a versão 1.18 mais especificamente. O problema é que a AMD não
compatibilizou os seus drivers para esta versão, o Catalyst/fglrx suporta apenas o Xorg 1.17.

E isso fará com que o Ubuntu !¨.04 LTS, não tenha suporte ao driver proprietário da AMD, assim como qualquer outra distro que use a mesma versão do Xorg, e ao que parece isto está bemlonge de ser resolvido.

A AMD no meio do caminho...


Mas, os usuários da AMD não se encontram tão desamparados assim, (poderia ser muito pior),  pois felizmente ainda temos o drivers abertos, como o AMDGPU que promete ser a solução de todos os problemas, mas que até o momento não solucionou muitos deles.

Pelo que sei,  a AMD está em processo de mudança, eles pretendem abandonar o Catalyst há um bom tempo e por isso o aconteceu o nascimento do Crimson como objetivo de ser a interface de controle dos novos drivers e no que se refere ao Linux, colocar tudo com o melhor suporte possível já diretamente no Kernel, mas enquanto isso...

Ao meu ver é bem louvável essa ação da AMD de trabalhar diretamente com os desenvolvedores do driver de código aberto, de ter dado o Mantle como base do projeto Vulkan e essa ideia de querer colocar tudo "out of the box" diretamente no Kernel é algo muito interessante... mas como é que a empresa deixa milhares de usuários sem um suporte descente na "próxima geração" de distros?

Para os que usam o Ubuntu 15.10 por exemplo e for fazer a  atualização para o Ubuntu 16.04 quando ele sair terá uma modificação um tanto quanto drástica no sistema. Se você usa o driver proprietário da AMD ao fazer a atualização o sistema instalará o driver open source correspondente, e este por sua vez costuma ser mais estável, entretanto, claramente ele tem um suporte ainda precário quando falamos de aceleração 2D/3D e controle de energia, coisa que o driver proprietário hoje em dia provê através do Catalyst.

No Futuro?

As informações nos sugerem que o driver proprietário da AMD não estará pronto a tempo para o Ubuntu 16.04 e outras distros que tenham seus lançamentos neste época, desta forma, o Ubuntu não terá mais em seu gerenciador de drivers a possibilidade de você baixar e instalar os drivers proprietários da AMD e tampouco será possível baixar os drivers do site da AMD, pois o problema é incompatibilidade com o Xorg, de modo que ficaremos sem o suporte da AMD por alguns meses provavelmente, em qualquer distro Linux que use a versão especifica do Xorg (1.18) que não tem suporte por parte da empresa.


Isso não quer dizer, entretanto, que os drivers da AMD não chegarão no futuro para melhorar o desempenho das máquinas, é algo até natural uma vez que eles estão  integrando os drivers com o Vulkan.

E isso pode ser uma "mancada e tanto" já que a Nvidia anunciou o suporte dos seus drivers para o Xorg 1,18 .

Você deve estar se perguntando! e agora o que Fazer?

A resposta é a seguinte sói temos duas opções : a primeira é ficar sentado esperando e a segunda é encher a paciência da AMD até eles tomarem uma decisão para favorecer o usuário  o mais rápido possível.

Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3, Fonte 4

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário