FERRAMENTAS LINUX: Shashlik: O projeto que promete trazer os Apps do Android para o Dsktop Linux

segunda-feira, 7 de março de 2016

Shashlik: O projeto que promete trazer os Apps do Android para o Dsktop Linux







Muitos sonham em rodar as aplicações Android em alguma distribuição Linux de Desktop. e embora existam muitos emuladores diferentes como o Genymotion (que é um dos melhores), o fato é que não se tinha visto nada igual ao Shashlik até agora.




Muitos já devem ter feito essa pergunta! Se o Android é baseado no Linux porque os programas do Android não rodam no PC?

Embora o  Android use um Kernel Linux as aplicações necessitam de bibliotecas de execução diferentes e normalmente são projetadas para trabalhar de forma diferente também, interagindo com o hardware do aparelho, como sensores por exemplo, fora a arquitetura do processador, os windows managers, etc.




O projeto open source que leva o nome de Shashlik ((churrasco em Russo) parênteses, não consigo fazer  ideia da relação entre churrasco e o Android, aliás, nem existe tradução para o português, mas para o inglês o Google Tradutor traduz para "barbecue", então...) pretende fazer isso acontecer. Ele ainda está em desenvolvimento mas já consegue fazer algumas proezas, dentro de suas limitações, é claro.

Basicamente o que ele faz é rodar o Android (não completamente, mas o necessário para rodar os Apps) em backgroud enquanto o ambiente Linux Desktop tradicional roda normalmente, é quase como se fosse um "Wine" mas muito mais integrado, a ideia dos desenvolvedores é fazer com que a necessidade de rodar quase que um sistema em paralelo no backgroud vá diminuindo com o tempo.

Eu ainda não encontrei muita informação sobre ele na internet, vídeos, imagens ou coisas do tipo, porém, encontrei este demonstrativo em vídeo rodando no Netrunner OS com o App do Spotify, confira:

    

Embora ainda não se saiba as condições da máquina em que foi rodado o teste acima mas podemos ver o quanto lento ele foi para iniciar, ou seja, melhoras precisam vir, pelo menos é o que esperamos, mas de qualquer forma é bom ver que já está funcionando.

Apesar de não ter encontrado no site do Shashlik uma relação direta com o Netrunner, algo me diz que são pessoas que estão envolvidas nos dois projetos, tanto que o download oficial do Shashlink possui apenas compatibilidade oficial com o Ubuntu e o Arch Linux, ambas bases do Netrunner OS, uma vez que o sistema lança duas versões e principalmente o fato de que o Shashlik parece funcionar, por enquanto pelo menos, apenas no ambiente KDE com o Plasma 5, também algo que o Netrunner carrega, mas até então são só evidências não comprovadas, nada demais...

Testando o Shashlik

O Shashlik tem algumas restrições para o seu funcionamento,  a primeira delas é, tenha o ambiente KDE Plasma 5, não adianta tentar com outro ambiente ou com o KDE 4.

Instalando um aplicativo.

Primeiro, você vai precisar do APK do App que você deseja instalar, então divirta-se, na internet tem vários sites que você pode baixar APK, como o APK Mirror por exemplo. Depois de ter instalado o Shashlik você vai poder instalar a aplicação pelo terminal ou pela interface gráfica do KDE Plasma 5. No Konsole (terminal) do Plasma você vai navegar até a pasta onde você baixou o APK que deseja testar e rodará o seguinte comando:

opt/shashlik/bin/shashlik-install nome_do_app.apk

Onde  nome_do_app.apk deverá ser substituído pelo nome do App que você baixo, parece que já dá pra jogar Flappy Bird numa boa, olha só:




Um fato interessante sobre o Shashlik é a integração com o sistema operacional que ele proporciona, como você viu no vídeo, ele consegue extrair o ícone do APK e criar uma entrada no menu que proporciona uma execução sem complicação, semelhante a qualquer outro programa instalado convencionalmente, todo o processamento fica por trás da interface, o único "problema" até então é que instalar os Apps ainda pode ser um pouco confuso para iniciantes, por conta dos comandos e coisas do tipo, mas como ele está ainda em desenvolvimento é natural supor que no futuro haverá uma espécie de "instalador de APKs" que facilite as coisas, tal como é com o gdebi hoje em dia.

É Bom para o Ubuntu Phone

Eu acho que a Canonical poderia injetar uma grana neste projeto né? Integrar o Shashlik ao Ubuntu poderia trazer o tão aclamado WhatsApp ao Ubuntu Phone, e de quebra uma gama enorme de aplicações, só uma ideia...

O projeto tem código aberto e diferente de qualquer outro tipo de emulador Android que existe ele tenta simplesmente integrar as aplicações ao sistema dando as bibliotecas necessárias para rodar os Apps, e aparentemente, sem pesar muito.

Fonte

Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário