quinta-feira, 5 de maio de 2016
Mark Shuttleworth diz que o Ubuntu não terá "Backdoors"
Mark Shuttleworth disse que o Ubuntu não terá Backdoors . Confira!
Apesar de fazer poucos dias que o Ubuntu 16.04 foi lançado, e fato que já existe muitos que esperam o Ubuntu 16.10 que só sairá em Outubro e virá com muitas novidades para o sistema.
Mark Shuttleworth que é o fundador da Canonical, fez um comentário sobre o Mir e o futuro e a segurança do Ubuntu.
Mark deu uma entrevista para o site eWeek, onde ele comentou sobre as novidades que deverão chegar no Ubuntu 16.10 que só sai em Outubro deste ano, e também sobre o futuro da plataforma em si. Nós já sabemos que o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak não irá trazer o Unity 8 como a interface padrão, e também não será o Mir o servidor gráfico padrão, ainda que ambos estejam disponíveis diretamente da tela de login.
Marlk ainda não pode afirmar com uma exatidão quando o Mir será colocado como o servidor gráfico principal do Ubuntu, mas comentou sobre isso usando uma frase que parece fazer muito sentido: "O Mir será o padrão quando o usuário não notar que ele está lá".
Isso quer dizer que o Mir será padrão quando ele funcionar tão bem ou melhor que o X, servidor gráfico atual, onde o usuário simplesmente não vai precisar configurar nada ou fazer ajustes para usá-lo, algo que ainda está acontecendo hoje em dia. O grande diferencial do Mir é que ele é híbrido, o mesmo software pode ser usado dentro de Smartphones, Tablets, computadores, TVs e onde mais for necessário uma tela com interface para o Ubuntu, uma vez que o Unity 8 é convergente, é responsivo, essa é uma dupla que se complementa.
UIm outro ponto interessante que foi comentado na entrevista é que Mark Shuttleworth afirmou que o Ubuntu tem trabalhado fortemente para melhorar a criptografia do sistema: "A ideia por trás da criptografia não é esconder o que fazemos e sim, poder escolher o que compartilhamos".
Ele afirmou ainda que o Ubuntu nunca terá nenhum Backdoor no sistema, especialmente com chegada dos pacotes Snap, que em conjunto com o servidor gráfico Mir tornam as aplicações mais seguras.
Pelo que podemos ver Mark não está com pressa de terminar o projeto Mir/Unity8, ele está mais preocupado com funcionalidade e eficácia, que é algo que todos esperamos, a maior questão ainda é, será que o que o fundador da Canonical falou será seguido à risca nos próximos anos?
Até a próxima!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário