FERRAMENTAS LINUX: A Suite Open Source Calligra foi oficialmente lançado com Krita e Autor Out

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A Suite Open Source Calligra foi oficialmente lançado com Krita e Autor Out




Está próximo de uma distribuição GNU / Linux perto de você.



Depois de um longo tempo de desenvolvimento, o Calligra , a suíte de escritório de código aberto projetado para desktops KDE Plasma, faz um retorno em 2017, com o lançamento do marco 3.0.

Embora muitos usuários do GNU / Linux pudessem baixar e instalar o novo pacote de escritório Calligra 3.0 a partir dos canais oficiais do projeto ou dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição GNU / Linux desde a semana passada, um anúncio oficial foi publicado no início desta semana.

Muitos esperam que o Calligra 3.0 seja uma grande revisão da suíte de escritório, mas as notas de lançamento não refletem isso. Em vez disso, parece que o projeto está se dividindo, já que vários dos componentes não estão mais disponíveis, incluindo o popular software de pintura digital Krita, o aplicativo de mapeamento mental Brainstorm e o criador de livros eletrônicos do autor.

"Nós escolhemos a cortar o número de aplicações. Krita nos deixou de ser independente e, embora fosse emocional também foi feito com total apoio de ambos os lados", diz o anúncio de lançamento . "Estamos [também] dizendo adeus ao Autor, que nunca se diferenciou das Palavras".

Outros aplicativos que foram removidos do Calligra 3.0 são o Fluxo de diagramação e aplicação de fluxograma e ferramenta de apresentação de palco, mas eles vão fazer um retorno em versões futuras do pacote de escritório. Por outro lado, Kexi, criador de aplicativos de banco de dados visual ainda faz parte do Calligra, mas agora tem sua própria programação de lançamento.

Construir o conjunto de aplicativos do Calligra 3.0 além das mais recentes tecnologias KDE Frameworks 5 e Qt 5 levou muito esforço aos desenvolvedores deste projeto de código aberto, por isso não vemos outros recursos nesta versão. Você pode baixar o Calligra 3.0.0.1 agora.

Fonte

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário