FERRAMENTAS LINUX: Conheça 8 Motivos para se usar o LXDE.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Conheça 8 Motivos para se usar o LXDE.



Aprenda a considerar o uso do leve ambiente de desktop LXDE como seu desktop Linux.




Hoje, vamos conhecer alguns motivos para se usar o ambiente de desktop LXDE:


1. O LXDE suporta vários painéis. Tal como acontece com o KDE e Canela, o LXDE ostenta painéis que contêm o menu do sistema, lançadores de aplicações e uma barra de tarefas que apresenta botões para as aplicações em execução. A primeira vez que eu entrei no LXDE, a configuração do painel parecia surpreendentemente familiar. O LXDE parece ter pegado a configuração do KDE para os meus painéis superiores e inferiores favoritos, incluindo as configurações da bandeja do sistema. Os lançadores de aplicativos no painel superior parecem ter sido da configuração Canela. O conteúdo dos painéis torna mais fácil o lançamento e a gestão de programas. Por padrão, há apenas um painel na parte inferior da área de trabalho.

2. O gerenciador de configuração do Openbox fornece uma ferramenta simples e simples para gerenciar a aparência da área de trabalho. Ele fornece opções para temas, decorações de janelas, comportamento de janelas com vários monitores, movendo e redimensionando janelas, controle de mouse, vários desktops e muito mais. Embora isso pareça muito, é muito menos complexo do que configurar a área de trabalho do KDE, mas o Openbox fornece uma quantidade surpreendentemente grande de controle.

3. O LXDE possui uma poderosa ferramenta de menu. Há uma opção interessante que você pode acessar na guia Avançado do menu Preferências da área de trabalho. O nome longo dessa opção é "Mostrar menus fornecidos pelos gerenciadores de janelas quando a área de trabalho é clicada". Quando essa caixa de seleção é selecionada, o menu da área de trabalho do Openbox é exibido em vez do menu padrão do desktop LXDE quando você clica com o botão direito do mouse na área de trabalho.

O menu da área de trabalho do Openbox contém quase todas as opções de menu que você deseja, com todas elas facilmente acessíveis a partir da área de trabalho. Ele inclui todos os menus de aplicativos, administração do sistema e preferências. Ele ainda tem um menu contendo uma lista de todas as aplicações de emulador de terminal instalado para que os administradores de sistemas podem facilmente lançar seu favorito.

4. Por design, o desktop LXDE é limpo e simples. Não tem nada para atrapalhar o trabalho. Embora você possa adicionar alguma desordem à área de trabalho na forma de arquivos, pastas de diretório e links para aplicativos, não há widgets que podem ser adicionados à área de trabalho. Eu gosto de alguns widgets em meus desktops KDE e Cinnamon, mas eles são fáceis de cobrir e, em seguida, preciso mover ou minimizar janelas, ou simplesmente usar o botão "Mostrar desktop" para limpar toda a área de trabalho. O LXDE tem um botão "Iconify all windows", mas raramente preciso usá-lo a menos que eu queira ver meu papel de parede.

5. O LXDE vem com um gerenciador de arquivos forte.O gerenciador de arquivos padrão para o LXDE é o PCManFM, de modo que se tornou meu gerenciador de arquivos durante o tempo que passei com o LXDE. PCManFM é muito flexível e pode ser configurado para fazê-lo funcionar bem para a maioria das pessoas e situações. Parece ser um pouco menos configurável do que o Krusader, que geralmente é o meu gerenciador de arquivos go-to, mas eu realmente gosto da barra lateral no PCManFM que o Krusader não tem.

O PCManFM permite várias guias, que podem ser abertas com um clique com o botão direito do mouse em qualquer item da barra lateral ou clicando com o botão esquerdo no ícone da nova guia na barra de ícones. O painel Lugares à esquerda da janela PCManFM mostra o menu de aplicativos e você pode iniciar aplicativos do PCManFM. A parte superior do painel Lugares também mostra um ícone de dispositivos, que pode ser usado para exibir os dispositivos de armazenamento físico, uma lista de dispositivos removíveis juntamente com botões para permitir montá-los ou desmontá-los e as pastas Home, Desktop e trashcan Para facilitar o acesso. A parte inferior do painel Lugares contém atalhos para alguns diretórios padrão, Documentos, Música, Imagens, Vídeos e Downloads. Você também pode arrastar diretórios adicionais para a parte de atalho do painel Locais. O painel Lugares pode ser trocado por uma árvore de diretório regular.

6. A barra de título de uma nova janela pisca se for aberta atrás das janelas existentes. Esta é uma boa maneira de fazer a localização de novas janelas com um grande número de existentes.

7. A maioria dos ambientes de desktop modernos permitem múltiplos desktops e o LXDE não é exceção a isso. Eu gosto de usar um desktop para meu desenvolvimento, testes e atividades de escrita, e outro para tarefas mundanas como e-mail e navegação na web. O LXDE fornece dois desktops por padrão, mas você pode configurar apenas um ou mais. Clique com o botão direito do mouse no Desktop Pager para configurá-lo.

Através de alguns testes perturbadores, mas não destrutivos, eu era capaz de determinar que o número máximo de desktops permitido é 100. Eu também descobri que quando eu reduzia o número de desktops para menos do que os três eu realmente tinha em uso, as janelas no defunto Desktops são movidos para o desktop 1. O que eu tenho tido com isso!

8. O gerenciador de energia Xfce é um pequeno aplicativo poderoso que permite configurar como o gerenciamento de energia funciona. Ele fornece uma guia para Configuração geral, bem como guias para Sistema, Display e Dispositivos. A guia Dispositivos exibe uma tabela de dispositivos conectados no meu sistema, como ratos alimentados por bateria, teclados e até mesmo o meu no-break. Ele exibe informações sobre cada um, incluindo o fornecedor eo número de série, se disponível, eo estado da carga da bateria. Como eu escrevo isso, o meu UPS é 100% cobrado e meu mouse Logitech é 75% cobrado. O gerenciador de energia Xfce também exibe um ícone na bandeja do sistema para que você possa obter uma rápida leitura sobre o estado da bateria de seus dispositivos a partir daí.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário