FERRAMENTAS LINUX: Aprenda a instalar o Qt Creator na sua distribuição Linux direto da fonte.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Aprenda a instalar o Qt Creator na sua distribuição Linux direto da fonte.



Aprenda a fazer a instalação do Qt-creator na sua distro Linux direto da fonte!



Se você ainda não conhece o Qt-creator, ele é uma IDE do projeto Qt que se encontra disponível para Linux e outros sistemas operacionais.

Com o Qt é possível se desenvolver aplicações em Qt, C++, Qml para desktop e mobile, ele possui uma fantástica documentação e tutoriais para quem está iniciando e para quem já possui algum conhecimento avançado.

Na grande maioria das distribuições Linux, o Qt-creator se encontra disponibilizado nos repositórios, só que nem sempre temos a última versão disponível, por exemplo, no Ubuntu 17.04 temos a versão 4.1.0 do Qt-creator  e a última versão estável é a 4.2.2 que foi recentemente lançada em 21 de abril e para a felicidade de todos a sua instalação diretamente pela fonte é algo bastante simples.

Novidades do Qt-creator 4.2.2  

Basicamente as novidades do Qt-creator 4.2.2 são correções de bugs anteriores que podem sere vistos aqui e além disso é usado o Qt 5.8 que trouxe várias melhorias.

Instalando

Para fazer a instalação do Qt-creator, primeiro deve-se acessar o site do Qt e fazer o download onde exitem opções para serem selecionadas . A versão que será usada aqui é a versão open-source (é isso mesmo, saiba que o Qt-cretor possui uma licença comercial que custa US$  3450 até a escrita do post).

A opção Open Source  não deixa nada a desejar se comparada com a versão comercial a unica diferença é o suporte comercial , e também algumas modificações minimas e uma facilidade para disponibilizar o seu app na Apple Store.

Após ter sido concluído o download do Qt-creator, abra o terminal acesse o local do arquivo baixado e cole os comandos abaixo!

sudo chmod +x qt-unified-linux-x64-2.0.5-2-online.run

./ qt-unified-linux-x64-2.0.5-2-online.run

Pronto o Qt-creator foi instalado !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário