O cockpit foi agora portado no Ubuntu e no Debian.
O Cockpit é um projeto de código aberto que fornece uma interface administrativa com uma base web agradável para sistemas Linux. Hoje desenvolvido significativamente pelos desenvolvedores da Red Hat /Fedora, que está agora oficialmente disponível no Ubuntu e Debian.
O Cockpit está agora disponível no Debian na versão instável, também no Ubuntu 17.04 e 17.10 através dos repositórios. Detalhes sobre Cockpit chegando ao Ubuntu e Debian foram compartilhados no blog de Martin Pitt, um desenvolvedor de alto nível do Debian e Ubuntu. Há também um começo de trabalho para portar os pacotes do Cockpit adicionados aos backports do Ubuntu 16.04 LTS, mas ainda está incompleto, porém sendo ainda escrito e pode levar algum tempo.
O Cockpit é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, podemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.
O Cockpit fornece uma interface web muito agradável para gerenciar seus servidores Linux. Para aqueles que ainda não experimentaram, há um passo a passo do Cockpit de alguns anos atrás, quando ele foi adicionado ao Fedora, e desde então só vem sendo atualizado com muito mais recursos e funcionalidades.
Entretanto, a Canonical continua a desenvolver e oferecer sua própria alternativa para administração, monitoramento e implantação de servidores Linux, a interface Landscape. Porém, não é software livre.
Aqueles que desejam aprender mais sobre o Projeto Cockpit em si podem visitar a pagina do projeto cockpit-project.org.
Fonte
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário