Muitos drivers proprietários foram removidos deste kernel.
O GNU Linux-libre, uma organização sem fins lucrativos que foi fundada para desenvolver e promover um kernel Linux livre para distribuições GNU / Linux, anunciou a disponibilidade oficial do kernel GNU Linux-libre 4.11-gnu.
O kernel GNU Linux-libre 4.11-gnu é, obviamente, baseado no kernel Linux 4.11 lançado recentemente, que introduz o suporte inicial para Intel Gemini Lake SoCs, melhor gerenciamento de energia do driver de gráficos open-source AMDGPU para GPUs AMD Radeon e journaling Suporte para a implementação RAID 4/5/6 do mapeador de dispositivos.
O kernel Linux 4.11 também adiciona suporte para unidades OPAL, suporte para o protocolo SMC-R (Shared Memory Communications-RDMA), uma nova chamada de sistema statx () para substituir stat (2), buffers persistentes de scrollback para consoles VGA, suporte para SMB3 Por-partes criptografados desembarcados no sistema de arquivos CIFS, e muitos outros guloseimas.
Veja o que há de novo no kernel GNU Linux-libre 4.11-gnu
Na boa tradição de cada versão do kernel GNU Linux-libre, o kernel GNU Linux-libre 4.11-gnu de hoje está enviando deblobbed de vários drivers proprietários, incluindo aqueles para o acelerador Cavium Crypto, tela sensível ao toque Silead, Netronome NFP 4000/6000 Ethernet e GPU Rockchip .
No entanto, esta versão também procura adicionar .nffw e .out à lista de extensões consideradas como blobs suspeitos, e atualiza o desabrochamento de drivers de gráficos AMD Radeon e Intel, os codecs de mídia Chips & Media Coda, o carregador de blob periférico Qualcomm, o athther10 athther E wil6210 drivers Wi-Fi, o driver Intel iwlwifi, bem como os drivers de áudio Intel Skylake.
Se você estiver olhando para executar um sistema operacional GNU / Linux-libre, você precisa instalar o kernel GNU Linux-libre, e a versão mais recente, GNU Linux-libre 4.11-gnu, está disponível para download agora, Mas você terá que compilá-lo você mesmo de fontes.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário