O Ubuntu 17.10 apoiará a série Python 3.6.
O Steve Langasek da Canonical apresentou a primeira edição do boletim semanal da Ubuntu Foundations Team com algumas informações interessantes sobre o próximo sistema operacional Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark).
As primeiras versões Alpha do Ubuntu 17.10 estão quase aqui, que deverão ser lançadas na próxima semana, em 29 de junho de 2017, para os sabores opt-in, de modo que os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando o tempo todo para adicionar vários novos recursos, como PIE (Position Independent Executables ) Suporte habilitado por padrão para melhor segurança, bem como algumas outras melhorias em muitas áreas de interesse, como o Secure Boot.
"O PIE agora está habilitado em todas as arquiteturas por padrão em Artful. Reconstruções específicas foram feitas de pacotes que quebrarão dependências de construção reversa devido a não serem compiladas com PIE", diz Steve Langasek. "O resto do arquivo agora pegará o suporte PIE em i386, armhf e arm64 durante o ciclo de desenvolvimento com reconstruções".
O suporte para PIE é uma boa notícia para os usuários do Ubuntu Linux, pois todos os binários habilitados para PIE agora serão carregados automaticamente em locais aleatórios dentro da memória virtual, juntamente com todas as suas dependências, cada vez que as respectivas aplicações estiverem sendo executadas. Isso faz com que os ataques de ROC (Return Oriented Programming) sejam mais difíceis de executar corretamente.
O Netplan chegará no Ubuntu Cloud 17.10 e melhorias no Boot Seguro
Entre outros aprimoramentos notáveis que estão chegando ao sistema operacional Ubuntu 17.10 no final deste ano, podemos citar a implementação do Netplan, a configuração de rede YAML consolidada da Canonical no Ubuntu, nas imagens da nuvem Ubuntu. O Netplan também está sendo usado por padrão para configurar redes ao instalar um Ubuntu Server através do Debian Installer.
Além disso, há boas notícias para aqueles que querem iniciar o Ubuntu Linux ao lado de um sistema operacional Windows, uma vez que os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando para melhorar o encanamento da cadeia de inicialização segura para que você possa inicializar o Windows com o bootloader GRUB. Alguns patches também foram adicionados para que os usuários não sejam mais solicitados a desativar a inicialização segura ao usar módulos DKMS.
Por fim, parece que o Ubuntu 17.10 apoiará a série Python 3.6, que agora está no repositório proposto, e parece que a transição do Python 3.6 para o Artful Aardvark começou. Em notícias relacionadas, a equipe do Ubuntu Kernel anunciou recentemente que eles estão direcionando o Linux 4.13 como o kernel padrão do Ubuntu 17.10 , que deverá ser lançado em 19 de outubro de 2017.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário