segunda-feira, 10 de julho de 2017
O Android 7.1 obtém o principal recurso de segurança para bloquear aplicativos infectados.
Modo de panico está disponível na última versão do Android
A luta contra o malware continua no Android e o Google acaba de fazer um grande passo para dar aos usuários mais controle sobre seus dispositivos quando aplicativos comprometidos estão sendo implantados.
Os desenvolvedores do XDA descobriram que o Android 7.1 é fornecido com um modo de pânico que é ativado pressionando repetidamente o botão Voltar por tempos seguidos. Uma vez que este modo de pânico está ativado, o dispositivo é trazido de volta à área de trabalho, fechando cada aplicativo que está sendo executado e ignorando outros bloqueios.
O sistema de detecção de pânico funciona com um tempo de graça de 0,3 segundos por toque, pois o Android precisa detectar se o usuário está realmente tentando ativar esse recurso ou apenas pressionar o botão Voltar para acessar uma tela ou aplicativo anterior.
Por que esse sistema faz sentido
A primeira vista, tal recurso de detecção de pânico não faz muito sentido, na verdade, é uma característica muito útil que atropela apenas no momento certo.
O Ransomware está aumentando a um ritmo super rápido, não só no Windows, mas também em outras plataformas, incluindo o Android, criptografando arquivos e dispositivos de bloqueio até que os usuários paguem pela chave de descriptografia.
Teoricamente, o novo recurso do Google deve poder ignorar o sistema de bloqueio que o ransomware geralmente vem com, então, ao pressionar o botão Voltar 4 vezes, os usuários seriam capazes de voltar para a área de trabalho e, em seguida, remover o aplicativo que acreditavam contiver o malware ou Instale um software de segurança que possa ajudar a limpar a infecção.
O que é importante saber é que, enquanto o recurso está lá, não está habilitado por padrão e todos os OEMs Android precisam ativá-lo em seus dispositivos.
O Google ainda não anunciou esse recurso oficialmente, e há uma boa chance de que futuros tipos de malware direcionados especificamente ao Android empregariam sistemas que poderiam bloquear o sistema de detecção de pânico. É por isso que o Google deve continuar a desenvolver recursos de segurança para o seu sistema operacional móvel, ao mesmo tempo em que tenta impedir que aplicativos de fraudes atinjam dispositivos Android em primeiro lugar.
No início de hoje, descobriu-se que um novo malware do Android chamado SpyDealer poderia comprometer dispositivos e permitir que os hackers espionem usuários, com capacidades de gravação de chamadas telefônicas e tirar fotos com a câmera.
Fonte
Até a próxima!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário