FERRAMENTAS LINUX: O Systemd 234 foi iberado com o suporte para o sistema de construção Meson e algumas melhorias

sexta-feira, 14 de julho de 2017

O Systemd 234 foi iberado com o suporte para o sistema de construção Meson e algumas melhorias




Vem em breve para uma distribuição GNU / Linux perto de você .




O desenvolvedor do sistema, Lennart Poettering, anunciou o lançamento e disponibilidade imediata para download de uma nova atualização para o sistema de inatividade amplamente utilizado para sistemas operacionais baseados em Linux, versão 234.

O sistema 234 está em desenvolvimento nos últimos quatro meses e meio, o que é muito tempo, mas não parece que seja um lançamento importante ou qualquer coisa, trazendo apenas alguns novos recursos e várias melhorias abaixo do capô, Juntamente com um monte de correções de bugs e aprimoramentos de segurança.

No entanto, há uma coisa que se destaca de tudo o resto, e isso é suporte para o sistema de compilação da Meson. Isso é certo, a Systemd junta-se ao movimento de Meson como inúmeras outras aplicações de software de código aberto, e permite que os integradores do sistema operacional o compram com o Meson, embora o Automake ainda seja suportado, por enquanto.

"É nosso plano remover o Automake em um dos nossos próximos lançamentos, para que Meson se torne nosso sistema exclusivo de compilação", revela Lennart Poettering no anúncio da lista de discussão . "Por isso, comece a usar o sistema de compilação Meson em sua embalagem a jusante. Há uma abundância de documentação sobre como usar o Meson".

O Systemd-networkd aprendeu alguns truques novos

Entre outras mudanças notáveis ​​que aterraram na atualização do sistema 234, podemos mencionar que systemd-networkd aprendeu alguns truques novos, incluindo uma configuração FlowLabel = na seção [VXLAN] de arquivos .network, uma prioridade = configuração em [Bridge], GVRP =, MVRP =, LooseBinding = e ReorderHeader = configurações em [VLAN], bem como GatewayOnlink =, IPv6Preference = e Protocol = configurações em [Rota].

Além disso, o suporte DHCP systemd-networkd recebeu suporte para a lista de pesquisa de domínio (opção DHCP 119) e obteve suporte para servir intervalos de endereço IPv6 através do protocolo de roteador de propaganda. Além disso, os arquivos de unidade receberam suporte para algumas novas opções e configurações, e há algumas outras pequenas melhorias para outros componentes, então certifique-se de estudar o changelog completo anexado abaixo.



Changelog

O Meson agora é suportado como sistema de compilação, além do Automake. É nosso plano remover o Automake em um dos nossos próximos lançamentos, de modo que a Meson se torne nosso exclusivo sistema de compilação. Por isso, comece a usar o sistema de compilação Meson na sua embalagem a jusante. Há uma abundante documentação sobre como usar o Meson, o resumo extremamente breve: 
./autogen.sh && ./configure && make && sudo make install 
torna-se: 
meson build && ninja -C build && sudo ninja -C instalação de compilação 
Unidade de arquivos ganhou suporte Para uma nova configuração JobRunningTimeoutUSec =, que permite configurar um tempo limite no tempo que um trabalho está sendo executado. Isso é particularmente útil para definir tempos limite em trabalhos para unidades de .device. 
Os arquivos de unidades ganharam duas novas opções ConditionUser = e ConditionGroup = para condicionar unidades com base na identidade do usuário / grupo que executa uma instância do usuário systemd. 
Systemd-networkd agora entende uma nova configuração FlowLabel = na seção [VXLAN] dos arquivos .network, bem como uma Prioridade = em [Bridge], GVRP = + MVRP = + LooseBinding = + ReorderHeader = em [VLAN] e GatewayOnlink = + IPv6Preference = + Protocol = em [Route]. Também ganhou suporte para configuração de links GENEVE e etiquetas de endereço IPv6. A seção [Rede] ganhou a nova configuração IPv6ProxyNDP =. 
Os arquivos de link agora entendem uma nova configuração de Port =. 
O suporte DHCP do systemd-networkd ganhou suporte para a opção DHCP 119 (lista de pesquisa de domínio). 
Systemd-networkd ganhou suporte para servir os intervalos de endereços IPv6 usando o protocolo do anúncio do roteador. A nova seção de configuração de rede [IPv6Prefix] pode ser usada para configurar os intervalos a serem atendidos. Isso é implementado com base em uma nova implementação de servidor nativo mínimo de RA. 
Journalctl's --output = switch ganhou suporte para um novo parâmetro "short-iso-accurate" para um modo em que os carimbos de data / hora são mostrados como valores de data ISO precisos. 
O armazenamento "net_id" do systemd-udevd agora pode gerar nomes de interface de rede estáveis ​​a partir de dispositivos IBM PowerVM VIO, bem como dispositivos da plataforma ACPI. 
O suporte a MulticastDNS no systemd-resolved agora pode ser explicitamente habilitado / desativado usando a nova opção MulticastDNS = arquivo de configuração. 
Systemd-resolved agora pode usar o libidn2 em vez do libidn para processar nomes de domínio internacionalizados. O suporte para libidn2 deve ser considerado experimental e não deve ser habilitado por padrão ainda. 
O "machinectl pull-tar" e a chamada relacionada podem agora fazer a verificação de imagens baixadas usando os arquivos de soma de segurança SSE do estilo SSE256, além do suporte já existente para validar o uso de arquivos SHA256SUMS do Ubuntu. 
Sd-bus ganhou suporte para uma nova chamada sd_bus_message_appendv () que é va_list equivalente a sd_bus_message_append (). 
Sd-boot ganhou suporte para validar imagens usando SHIM / MOK. 
O código SMACK aprendeu suporte para "onlycap". 
Systemd-mount --umount agora é muito mais inteligente em descobrir como desmontar adequadamente um dispositivo dado o seu caminho de montagem ou dispositivo. 
O código para chamar libnss_dns como um retorno de libnss_resolve quando a comunicação com sistema resolvido falhou foi removida. Este retorno foi redundante e interferiu com o sufixo [! UNAVAIL = return]. Veja nss-resolve (8) para a configuração recomendada. 
Systemd-logind agora pode ser reiniciado sem perder o estado. Ele armazena os descritores de arquivos para dispositivos que gerencia no gerenciador do sistema usando o mecanismo FDSTORE =. Por favor, note que outras mudanças em outros componentes podem ser necessárias para usar isso (por exemplo, Xorg tem código para ouvir paradas de systemd-logind e termina quando o login é interrompido ou reiniciado, Para evitar o uso de descritores de arquivos obsoletos para dispositivos gráficos, que agora são contraproducentes e devem ser revertidos para que o reinício do systemd-logind esteja seguro. 
Consulte https://cgit.freedesktop.org/xorg/xserver/commit/?id=dc48bd653c7e101.) Todos os plugins de instalação do kernel são chamados com a variável de ambiente KERNEL_INSTALL_MACHINE_ID que está configurada para a ID da máquina fornecida pelo / etc / machine-id. Se o arquivo estiver ausente ou vazio, a variável está vazia e BOOT_DIR_ABS é o caminho de um diretório temporário que é removido depois de todos os plugins sair. Então, se KERNEL_INSTALL_MACHINE_ID estiver vazio, todos os plugins não devem colocar nada em BOOT_DIR_ABS. ) Todos os plugins de instalação do kernel são chamados com a variável de ambiente KERNEL_INSTALL_MACHINE_ID que está configurada para a ID da máquina fornecida pelo / etc / machine-id. Se o arquivo estiver ausente ou vazio, a variável está vazia e BOOT_DIR_ABS é o caminho de um diretório temporário que é removido depois de todos os plugins sair. Então, se KERNEL_INSTALL_MACHINE_ID estiver vazio, todos os plugins não devem colocar nada em BOOT_DIR_ABS. ) Todos os plugins de instalação do kernel são chamados com a variável de ambiente KERNEL_INSTALL_MACHINE_ID que está configurada para a ID da máquina fornecida pelo / etc / machine-id. Se o arquivo estiver ausente ou vazio, a variável está vazia e BOOT_DIR_ABS é o caminho de um diretório temporário que é removido depois de todos os plugins sair. Então, se KERNEL_INSTALL_MACHINE_ID estiver vazio, todos os plugins não devem colocar nada em BOOT_DIR_ABS.












Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário