sexta-feira, 22 de setembro de 2017
O Manjaro Linux terá o seu suporte descontinuado para 32 Bits
O suporte para 32 Bits será descontinuado!
Philip, que é o principal desenvolvedor da distro Manjaro Linux anunciou que o projeto daria o suporte para o 32 bits . O motivo da mudança foi "devido à popularidade decrescente do i686 entre os desenvolvedores e a comunidade".
O Manjaro 17.0.3 é a última distribuição a oferecer suporte para a arquitetura i386 (32 bits), as instalações atuais de 32 bits receberão uma pequena janela de suporte contínuo. Durante setembro e outubro, o pacote de 32 bits continuará sendo atualizado. No entanto, a partir de novembro, os pacotes serão limitados a 64 bits. Após esse período, as instalações de 32 bits do Manjaro deixarão de ser essencialmente não suportadas.
Obs: se você usa algum aplicativo que depende de um pacote de 32 bits, ele continuará a ser suportado através do repo mulilib.
As alternativas
Se você está usando um dispositivo antigo que não pode ser executado em 64 bits, não fique preocupado, existem várias alternativas para escolher. O Debian 9 diminuiu o suporte para 32 bits, mas se você instalar o Debian 8, você receberá suporte de 32 bits até 2020. A Canonical tem sugerido que o Ubuntu 18.10 será a última versão para suportar 32 bits , mas se você instalar o 16.04 LTS release, você terá suporte até 2021.
Uma outra possível alternativa é a distro Void Linux . Esta distribuição de lançamento Rolling Release é construída completamente a partir do zero com seu próprio gerenciador de pacotes.
Se você está querendo ficar na família Arch, confiraa distro ArchLinux32 . Ainda não há muita informação disponível nesta distro, mas ela parece ser um esforço da comunidade para manter o Arch disponível para os sistemas mais antigos.
Se você está procurando por uma pequena distro que pode funcionar com qualquer coisa, sugiro experimentar a família de distros Puppy Linux . Há também o Damm Small Linux . Com certeza, as distribuições leves do Linux devem suportar os sistemas de 32 bits por vários anos.
Até a próxima!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário