FERRAMENTAS LINUX: Como habilitar a escala fracionada no GNOME

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Como habilitar a escala fracionada no GNOME



Habilite a escala fracionada no GNOME!



A escala fracionária é praticamente necessária se você estiver executando uma exibição HiDPI e quiser que sua área de trabalho seja dimensionada uniformemente para corresponder à sua exibição. Sempre foi um problema no Linux, mas a versão mais recente da área de trabalho do GNOME implementou um verdadeiro recurso de escala fracionada para manter sua área de trabalho boa.

Mesmo que o GNOME 3.26 tenha suporte de escala fracionada, não foi suficientemente maduro para fazer a versão. Como resultado, ainda é um recurso de teste que você precisa para se habilitar.

Onde é suportado?

A escala fraccionada foi introduzida informalmente no GNOME 3.26. A partir deste momento, esse é o último lançamento absoluto e não conseguiu um monte de repositórios de distribuição.

O GNOME 3.26 será o ambiente de trabalho padrão do Ubuntu 17.10, que está em sua beta final. Se você realmente precisa desse recurso, considere atualizar. O Fedora 27 beta atualmente possui o GNOME 3.26, e está nos repositórios de teste do Arch Linux (não por muito tempo).ambiente de desktop do Ubuntu 17.10, que está em sua beta final. Se você realmente precisa desse recurso, considere atualizar. O Fedora 27 beta atualmente possui o GNOME 3.26, e está nos repositórios de teste do Arch Linux (não por muito tempo).

Ativar controles de escala


Como o recurso de escala fracionada não estava inteiramente pronto para o lançamento, você precisará habilitar o acesso a você mesmo. Não é muito difícil. Você só precisa executar um único comando.

Então, abra o terminal e digite o seguinte:

gsettings set org.gnome.mutter experimental-features "['scale-monitor-framebuffer']"

Esse comando irá interagir diretamente com o GNOME Shell e ativar o recurso.


Defina sua escala


Agora que você tenha habilitado a escala, você pode experimentar com ele e encontrar o ajuste certo para o seu sistema.

Abra as configurações do sistema e navegue até "Dispositivos", depois "Exibições". Você pode escolher a orientação, a resolução e, claro, a escala. Atualmente, a escala varia de 100% a 200% em incrementos de 25%. Isso pode mudar no futuro, mas ainda fornece um conjunto razoavelmente robusto de opções para se adequar à sua exibição.

Experimente diferentes opções para ver o que parece melhor e salve-o. Como isso é integrado ao próprio GNOME, tudo é tratado através da interface comum do sistema.

É isso aí! Felizmente, o GNOME conseguiu se adaptar para melhorar sua experiência HiDPI.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário