FERRAMENTAS LINUX: Conheça 10 alternativas gratuitas de Minecraft para Linux

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Conheça 10 alternativas gratuitas de Minecraft para Linux



Quer uma alternativa gratuita de Minecraft? Então confira essas alternativas dos clones de código aberto.



È inegável o sucesso que o jogo Minecraft faz, e o fato do jogo ter sido escrito na linguagem Java permite que ele rode em várias plataformas (incluindo o Linux).

Devido á essa popularidade do Minecraft aconteceram (e ainda acontecem) muitas tentativas de recriar o jogo de uma forma bem similar como um software open source.

Então decidi mostrar nesse post algumas alternativas de clones derivados de Minecraft que você tem que conferir.

Obs:  Os projetos possuem níveis bastante variados de conclusão e oferecem uma série de objetivo diferentes. Alguns tentam duplicar completamente a experiência oferecida pelo Minecraft, ou pelo menos fornecer uma experiência bastante similar, já outros estão levando o conceito de jogo baseado em voxel em direções totalmente novas, e outros são realmente mais uma estrutura para ajudá-lo a criar seu próprio jogo ou criação.

Sem mais delongas, confira a lista!


1- Minetest

                                                        Minetest

O Minetest pode ser considerado como sendo a alternativa mais completa ao Minecraft, que é considerado como um "jogo de sandbox de bloco quase infinito e um motor de jogo". O Minetest suporta jogos multiplayer e subgames, e possui uma série de geradores de terreno e diferentes biomas padrão. Ele também possui uma API muito fácil de usar   para criar mods em Lua.

O Minetest é open soruce e  foi escrito usando a linguagem C++ sendo bastante rápido se comparado com alguns outros jogos que foram escritos em linguagens de script. O Minetest roda no Windows, OS X, Linux, Android, FreeBSD e possivelmente outros sistemas operacionais também. Confira o  código fonte  dele no GitHub.


2- Terasology




O Terasology  com certeza ganharia um prêmio por ser o mais bonito mecanismo de renderização, pois suas sombras são ao mesmo tempo ameaçadoras  e espetaculares., O Terasology começou como uma experiência a na geração de terreno processual e depois transformou-se em um jogo completo, com o multiplayer e uma série de módulos complementares que são instalados por padrão para que você possa experimentar os diferentes mecanismos de jogabilidade.

O Terasology foi escrito em Java e ele é oferecido sob uma licença Apache 2.0. Devido ao seu sistema baseado em Java, ele deve ser executado em praticamente qualquer plataforma com energia suficiente, desde que você tenha uma máquina virtual Java 8 instalada.


3- Voxel.js




Embora ele não seja um jogo ( e nem pretende ser), o Voxel.js é uma biblioteca de JavaScript que permite que você crie seus próprios jogos, renderings ou outros widgets interativos do estilo Minecraft em JavaScript e HTML, permitindo a inclusão fácil em qualquer página da Web sem plugins especiais necessários para qualquer navegador que ofereça suporte à WebGL.

O Voxel.js é montado como uma série de projetos relacionados, isso significa que você pode usar muito ou pouco do código como você deseja quando estriver criando o seu jogo perfeito. A biblioteca principal é a voxel-engine , que é um mecanismo bastante básico para renderizar cenas boxy, mas existem mais de 200  complementos adicionais disponíveis. Confira a  galeria  para obter algumas idéias sobre o que os outros construíram com o motor. O motor principal é lançado sob uma licença de estilo BSD; outros complementos podem ser licenciados de forma diferente, por isso vale a pena verificar antes de fazer suposições.


4- Truecraft



O TrueCraft é descrito como  sendo uma "implementação" do Minecraft, em oposição a um clone, e ele é compatível com as versões oficiais do servidor do Minecraft. O autor da TrueCraft procura implementar a versão beta 1.7.3 do jogo original. Já há algum tempo no desenvolvimento do Minecraft que ele considera como sendo "quase perfeito". Um instantâneo intencionalmente congelado no tempo do TrueCraft procura paridade característica com o Minecraft.

Por ser tão próximo ao original, o TrueCraft recebeu grandes esforços para evitar problemas de direitos autorais ao permitir o código somente aos dos desenvolvedores que não foram descompilados ou que tiveram acesso ao código-fonte do jogo original, embora aqueles que sejam bem-vindos contribuam de outras maneiras . O TrueCraft está escrito em C # e é de código aberto sob uma licença  do MIT.



5-Craft



O Craft é uma engine voxel de código aberto no estilo do Minecraft. Sua simplicidade pode atrair você se você estiver interessado em construir um jogo semelhante ao Minecraft, mas não sabe por onde começar: o motor do jogo reside em apenas alguns milhares de linhas de código C e usa o OpenGL para renderização. Ele usa algoritmos simples para geração de terreno e outras tarefas, e tudo é armazenado em um banco de dados SQLite3. Há também um servidor multiplayer baseado em Python, que vale a pena tentar.

O Craft é disponibilizado sob uma licença do MIT.


Outras alternativas

Confira abaixo outras alternativas inspiradas em Minecraft:

 6- Voxelands  é um fork licenciado pela GPL da Minetest. Os desenvolvedores dizem que estão tentando "colocar a diversão de volta ao jogo" com o Voxelands, que é parcialmente inspirado por jogos de role-playing.

 7-Freeminer  é outro jogo de sandbox inspirado pelo Minecraft e baseado em Minetest. Como um garfo, os autores procuram "tornar o jogo divertido ao negociar alguns fragmentos de perfeccionismo".

 8- ClassicalSharp  é um clone Minecraft Classic escrito em C #. É de código aberto sob a licença OpenTK.

9-Manic Digger  é outra tomada no motor do jogo voxel, escrito nas linguagens de programação C # e C, e é lançado sob um  Unlicense . O Manic Digger suporta inúmeros modos de jogo, incluindo uma implementação de tiro em primeira pessoa.

10-Lamecraft esse jogo foi lançado em 2011 como um clone do Minecraft para a PSP. Ele é licenciado sob a licença GNU GPL v2.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário