FERRAMENTAS LINUX: Richard Stallman- Um dos meus favoritos GNU/Linux

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Richard Stallman- Um dos meus favoritos GNU/Linux


Conheça um pouco de Richard Stallman!



Renomado programador e promotor de software livre *, Richard Stallman desenvolveu vários softwares emblemáticos , principalmente os que estão subjacentes ao projeto GNU e a licença pública geral conhecida pela sigla GPL, que ele escreveu com o advogado Eben Moglen e a colaboração de Roland McGrath.

Este programa foi a origem do florescimento do  Wiki , iniciado por  Ward Cunningham  em  1995 , sites modificáveis ​​construídos pela comunidade de usuários da Internet, como a Wikipédia, a enciclopédia livre. Stallman  também foi o autor do termo copyleft em referência irônica à noção de direitos autorais que ele estava lutando.

Sua vida

Nascido em 16 de março de 1953, em Manhattan, Richard Stallman conheceu um computador no ensino médio, em 1969, com a idade de 16 anos. No final de seus estudos secundários, (1970), ele encontrou um primeiro emprego no IBM Scientific Center em Nova York e começou a escrever seu primeiro programa para computadores IBM 360.

Ele começou a estudar física na Universidade de Harvard, onde seu conhecimento intelectual e compreensão surpreendente de problemas práticos e sua resolução o tornaram consciente disso.

Induzido o rei do hackers, ele entrou no departamento de pesquisa em inteligência artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Sua carreira atípica como pesquisadora e ativistaé dito com uma panache na biografia Richard Stallman e a revolução do software livre , dedicada a ele por Sam Williams e Christophe Masutti . O livro produzido com a colaboração do próprio Stallman veio para cortar seu trabalho ao modificá-lo, completá-lo, anotá-lo, foi publicado na edição francesa em Eyrolles , para compra em livrarias ou na web, mas também oferecido sob GNU Free Documentation License on-line .

O clique

Considerado pela comunidade de computadores como o pai do software livre, Richard Stallman começou a se interessar pelo assunto quando trabalhou no laboratório de inteligência artificial do MIT. O laboratório tinha uma impressora que muitas vezes desceu, mas como os pesquisadores tinham o código-fonte do driver da impressora, eles mudaram o programa para que a impressora enviasse um sinal para cada impressora.

Um dia, o laboratório compra uma nova impressora da marca Xerox , mais confiável do que a anterior. No entanto, o driver da impressora não é fornecido na entrega. Richard Stallman mais tarde ouviu falar de um laboratórioque tem as fontes desse piloto. Ele foi lá, pediu o código, mas foi informado de que o laboratório prometeu não transmitir as fontes do piloto. Ao ver essa recusa como assalto, Richard Stallman tomou consciência do perigo de " lógica proprietária ".

Ele decidiu fundar a Free Software Foundation. Consciente de que é impossível usar um computador sem um sistema operacional e que, sem um sistema operacional gratuito , é obrigatório usar software proprietário , inicia o primeiro projeto da fundação, o projeto GNU2 . Este projeto visa projetar um sistema operacional completo e completamente gratuito. Este sistema será compatível com UNIX (um sistema operacional multi-usuário, multitarefa que permite que um computador execute vários programas simultaneamente por um ou mais usuários), mas será diferente. Hoje, este sistema existe e é chamado GNU / Linux.

Para validar este sistema, é necessária uma base jurídica. Esta base jurídica é a GNU GPL , para GNU General Public License. O GNU GPL é a licença de software gratuito por excelência. Ele determina condições de distribuição que garantem a liberdade do usuário. Um programa protegido pela GPL é gratuito, mas a GPL também exige que qualquer trabalho derivado desse software permaneça livre.

Richard Stallman também é o autor de muitossoftware livre, incluindo o editor GNU EMACS , o compilador GCC , o depurador GDB e está ativamente envolvido no desenvolvimento de outro software livre.

Desde a década de 90, ele se dedicou à promoção de software livre em todo o mundo contra patentes de software e gerenciamento de direitos digitais (DRM).

Colocando sua vida em harmonia com suas convicções, ele agora obtém as receitas que o fazem viver das taxas de conferencista que lhe são concedidas durante seus passeios.

Uma anedota entre cem outros

Uma sexta-feira de junho de 2006 seria uma data importante para os 165 mil signatários da petição contra o Bill DADVSI ( direitos autorais e direitos dos vizinhos na sociedade da informação ). Richard Stallman deveria dar ao primeiro ministro francês o 15 e alguns metros de folhas para os milhares de nomes coletados pela Eucd.info .

Ele também deveria expor as autoridades aos perigos que implicava DRM ( direitos digitais ). Uma visita crucial quando o projeto de lei DADVSI ainda não estava fechado, hesitando entre a comissão mista desejada pelo Ministro da Cultura , e uma segunda leitura na Assembléia .

Frédéric Couchet da FSF France diz

"A nomeação é, portanto, fixada às 15 horas, perto de Matignon, sob um sol de liderança. Uma petição sob o braço, nosso grupo estava então indo, não sem esperança, em direção a M. de Villepin. Penalidade perdida: algumas centenas de metros de A entrada principal, o CRS bloqueia a passagem. Pouco depois, um funcionário aponta o nariz e indica que nenhuma reunião será possível com qualquer um, conselheiro ou primeiro-ministro. 
"Desculpe, a decisão foi cuidadosamente considerada", ele insiste " implorando-nos para parar. " 

Richard Stallman então decide desenrolar estes medidores de papel no chão, juntamente com a calçada. A cena será surreal: 165.000 signatários na calha, a figura histórica e mundial do Software Livreagachados no mesmo nível, com forças de ordem em todos os lugares.

Frédéric Couchet , menciona a diferença de tratamento entre a recepção de  Bill Gates  como chefe de Estado pelo  Presidente da República  e o de  Richard Stallman  pelo  Chefe da Segurança de Matignon . Stallman acredita que ele tem a explicação: " Gates é o imperador , somos apenas cidadãos", ele calmamente cai.

Sempre joelhos na calha, ele encontra tempo para explicar os problemas de  DRM ,  Software Livre , etc. Para alguns americanos que passaram, espantados com a situação.

"Esperávamos hoje, já que todas as autoridades haviam sido informadas da visita de  Richard Stallmann  por três semanas"  Disse Frederic Couchet , acrescentando que "a menor cortesia era recebê-lo. Além do fundo, na forma, considero isso perfeitamente lamentável. 

E a pessoa interessada para explicar novamente que a solução está agora do lado dos cidadãos, com o boicote dos maiores que vendem  produtos DRMized .

"Toda geração tem seu  filósofo , escritor ou artista que aproveita e encarna a imaginação do momento. Às vezes, esses filósofos são reconhecidos durante a vida, mas na maioria das vezes é necessário esperar até que a pátina do tempo tenha efeito. Se esse reconhecimento é imediato ou diferido, uma época é marcada por esses homens que expressam suas idéias nos murmúrios de um poema ou o rugido de um movimento político. Nossa geração tem uma filósofo . Ele não é nem um artista nem um escritor. Ele é  cientista da computação . "( Sébastien Broca)

 "Depois de Larry Ellison da Oracle , é de Richard Stallman vez de criticar a excitação em torno do conceito de vanguarda da computação em nuvem . De outra perspectiva, no entanto, para o inventor do GPL licença e fundador da Free Software Foundation (FSF).

Em seus olhos , a computação em nuvem é "estupidez" cujo efeito pernicioso é acompanhar um fornecedor. E, longe de ser sinônimo de poupança, uma das promessas do conceito, essas ofertas serão, em última análise, muito caras, disse em setembro de 2008 para o jornal britânico The Guardian.

Forçam aqueles que os adotam a confiar informações a terceiros, acredita que o oponente de longa data ao princípio do software proprietário . "Esta perda de controle é uma das razões pelas quais os aplicativos da Web não devem ser usados ​​para sua TI. Para o Stallman, a computação em nuvem " é uma armadilha ", seus usuários perdem o controle de suas aplicações. Ele vê isso como um conceito publicitário sem interesse, um fenômeno de moda, juntando-se às críticas expressas por Larry Ellison. É tão ruim quanto usar um programa proprietário. "

" No seu computador , opte por um programa que respeite a liberdade ", lembra ele, como de costume. ", você está indefeso. Você está à mercê de seus desenvolvedores . " 

Este entusiasmo pela computação em nuvem foi deliberadamente criado por uma coalizão de empresas, ele argumenta, sem nomear." Pior do que a estupidez, é uma campanha de marketing em excesso ".

O software livre é um software , não é gratuito - embora a maioria seja - mas livre, o usuário pode ver, usar, modificar e distribuir o código fonte do programa livremente (com algumas restrições para respeitar o autor). A palavra "livre", pode-se pensar, é mal escolhida.

A computação em nuvem ou a computação em nuvem é um conceito que se refere ao uso da memória e aos recursos e servidores de cálculo do computador em todo o mundo e vinculados por uma rede como a Internet. Os usuários já não possuem seus servidores de TI, mas podem acessar muitos serviços on-line sem ter que gerenciar a infraestrutura subjacente, muitas vezes complexa. Aplicativos e dados não estão mais em seus computadores locais, mas em uma nuvem, que consiste em uma série de servidores remotos interligados.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário