FERRAMENTAS LINUX: Corpos da GPL na bizarra luta de marca

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Corpos da GPL na bizarra luta de marca



Saiba mais !!



O desenvolvedor do kernel do Linux, Greg Kroah-Hartman, afirmou que pediu à Fundação Linux que retirasse o financiamento do Software Freedom Conservancy em 2016, porque ele estava infeliz com a maneira como o SFC fazia cumprir a GPL, a licença sob a qual O kernel do Linux é publicado.
A reivindicação de Kroah-Hartman foi feita como parte de uma longa discussão sobre uma cuspe desenvolvedores de software livre, livre e de código aberto, no qual o SFLC tem pediu a um tribunal para cancelar a marca registrada da SFC devido ao que afirma ser "prioridade e risco de confusão" para sua própria marca registrada.

O aspecto estranho da luta legal entre os dois órgãos, ambos envolvidos em atividades em torno da GPL, é que o SFLC lançou o SFC em 2006 para realizar a execução da GPL.

Houve sugestões não confirmadas de que o cuspe resultou por diferenças entre o chefe do SFLC, Eben Moglen e o chefe da SFC, Bradley Kuhn.

A infelicidade de Kroah-Hartman com o método da aplicação da GPL pela SFC parece decorrer do fato de que as empresas que fazem parte da Fundação Linux - seu empregador - foram, ocasionalmente, o alvo da execução. Um dos casos mais recentes de uma tentativa de impor a GPL foi contra VMware, que é membro da Linux Foundation; o SFC financiou o desenvolvedor do kernel Christoph Hellwig, que lançou o caso que ele perdeu em agosto do ano passado.

A VMware é liderada por uma ex-personalidade proeminente de código aberto, Dirk Hohndel, que era, antes disso, o chefe dos esforços de fonte aberta da Intel.

Raiva sobre os esforços mais fortes em cumprir a GPL foram fermentando há algum tempo. No ano passado, quando a chefe da SFC, Karen Sandler, sugeriu que a conferência do Toronto Linuxcon inclua uma sessão sobre a aplicação da GPL, uma chamada que foi apoiada pelo antigo desenvolvedor do kernel Matthew Garrett, a sugestão veio para críticas severas de Linus Torvalds.

Um grande número de contribuintes para o kernel do Linux recentemente concordou em um método de execução, pelo qual aqueles que foram suspeitos de infringir a GPL receberiam um tempo extra para entrar em conformidade. Quando este acordo foi publicado on-line, o SFC emitiu uma declaração apoiando-o.

Houve acusações feitas por alguns que a Fundação Linux, o sem fins lucrativos que financia o desenvolvimento do kernel e emprega alguns dos melhores desenvolvedores, incluindo Torvalds, poderia estar por trás do cuspe SFC-SFLC, mas isso foi fortemente negado pelo editor do Linux Weekly News , Jonathan Corbet, que trabalha para a Fundação.

Na mesma discussão acima mencionada, um cartaz alegou que a Fundação poderia estar desempenhando um papel no cuspe devido ao acordo de execução que os desenvolvedores do kernel tinham acordado.

Mas Corbet negou isso, dizendo que ele fazia parte da elaboração do acordo de execução desde o início. "... lembre-se de que esta declaração foi originalmente criada pelo LF TAB (conselho consultivo de tecnologia), com a ajuda dos advogados da LF, e foi colocada com o suporte total do LF. Por que o LF de alguma forma obteria o SFLC para fazer isso coisa estranha se a SFC sai em favor disso também? " ele perguntou.

Outra figura proeminente de código aberto, Bruce Perens, diz que, enquanto a Fundação não teve nenhum papel nesta cuspa, o caso VMware está vinculado.

De acordo com Perens, em 2015, quando o processo VMware foi arquivado na Alemanha e financiado pela SFC, a Fundação retaliou puxando recursos para a SFC. O SFC respondeu com uma campanha de fundos e novos apoiantes.

Perens diz no início de 2016, Sandler sugeriu que ela pudesse concorrer ao cargo de representante da comunidade da Fundação Linux. "O conselho da LF se encontra em pânico e acaba com o atual representante da comunidade e a posição". ele disse.

De acordo com Perens, mais tarde no mesmo ano, Moglen começou a pressionar contra a execução da GPL nos eventos da Fundação e em outros lugares.

" A (The) Free Software Foundation ateou fogo a Moglen, que tem sido seu conselheiro geral, oh, penso cerca de 40 anos. (Chefe da FSF) Richard (Stallman) e os amigos estão com problemas de coração".

E então, afirma Perens, o cuspe do SFC-SFLC foi iniciado este ano.

Fonye

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário