FERRAMENTAS LINUX: A Intel lança novo driver de mídia Linux para VA-API

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

A Intel lança novo driver de mídia Linux para VA-API



Confira!!


Enquanto a Intel suportou a VA-API há anos, basicamente, uma vez que o X-Video / XvMC tornou-se irrelevante, como API de vídeo principal para aceleração de vídeo, eles estão lançando um novo driver de mídia.

O novo "Media Driver" da Intel ainda expõe a VA-API como a API de aceleração de vídeo para aceleração de codificação, decodificação e pós-processamento de vídeo. Mas parece ser uma base de código inteiramente nova em comparação com o seu driver de Intel-vaapi de longa data .

Este driver é licenciado pelo MIT e ainda depende da libva como a principal biblioteca da VA-API, mas também apresenta uma nova dependência no gmmlib: este é o Intel Graphics Memory Management LIbrary. O GmmLib é direcionado para os casos de uso do Intel OpenCL e do driver de mídia.

Este novo driver de mídia da Intel parece apenas suportar hardware gráfico Broadwell e mais recente. Os formatos suportados incluem H.264, MPEG-2, VC-1, JPEG, VP8, HEVC / H.265, HEVC de 10 bits e VP9 de 10 bits. O VP9 de 10 bits e HEVC 10 bits só são suportados neste momento no lado da decodificação de vídeo e só serão introduzidos com os processadores Cannonlake de próxima geração.

Os detalhes e a motivação para escrever este novo "Intel Media Driver" para o Linux continuam a ser claros e ainda não vi nenhum anúncio oficial da Intel, mas o código está disponível via Intel / Media-driver no GitHub com a queda inicial do código público apenas ocorreu ontem.


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário