FERRAMENTAS LINUX: O editor de imagens RAW Darktable 2.4 promete o suporte para compressão RAFs da Fujifilm

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O editor de imagens RAW Darktable 2.4 promete o suporte para compressão RAFs da Fujifilm



Um primeiro candidato a lançamento está pronto para testes públicos
Os desenvolvedores do software de edição de imagem RAW de código aberto e multiplataforma para sistemas operacionais GNU / Linux e MacOS iniciaram o desenvolvimento do próximo lançamento principal, darktable 2.4.

Os maiores recursos novos da próxima versão darktable 2.4 são o suporte para sistemas operacionais Microsoft Windows. É verdade, agora você pode finalmente instalar Darktable nos sistemas operacionais Windows, embora ainda faltem alguns recursos, como o suporte à impressão, e há algumas limitações, como a necessidade de drivers especiais para compatibilidade com tethering.

"Nós finalmente tocamos Darktable para o Windows e pretendemos apoiá-lo no futuro", disseram os desenvolvedores no anúncio  de lançamento do primeiro Release Candidate of darktable 2.4. "No momento, ainda falta alguns recursos (por exemplo, não há suporte para impressão), tem algumas limitações (o tethering requer drivers especiais para serem instalados) e vem com seu próprio conjunto de erros".

Claro, a porta do Windows é uma grande notícia e tudo isso, mas nós esperamos que os usuários mais obscuros estejam mais interessados ​​nos principais novos recursos incorporados no próximo lançamento, e podemos dizer que Darktable 2.4 finalmente deixará os fãs da Fujifilm carregar arquivos RAF comprimidos, e também há suporte para carregar DNG de ponto flutuante DNGs.

Outras incorporações importantes incluem um novo módulo para remoção de neblina, desdobra suporte para máscaras, agrupamento mais inteligente de etapas de desfazer, modos de mistura específicos de canais para espaços de cores RGB e Lab, mais controle sobre o recurso de fusão de exposição no módulo de curva de base e auto Ajuste de cor RGB no módulo tonecurve.

Novo algoritmo de demasagem X-Trans, novos perfis de ruído

Darktable 2.4 também vem com o novo algoritmo de demasagem X-Trans chamado Frequency Domain Chroma e novos perfis de balanço de ruído e branco para inúmeras câmeras digitais da Panasonic, Canon, Sony, Fujifilm, Nikon, Olympus e Pentax. O suporte à câmera também foi aprimorado e com muitos modelos novos.

Mais especificamente, Darktable 2.4 suportará RAFs comprimidos da Fujifilm GFX 50S, Fujifilm X-E3, Fujifilm X-Pro2, Fujifilm X-T2, Fujifilm X-T20 e Fujifilm X100F, bem como Fujifilm X-A3 e Fujifilm X-E2S . Confira as notas de lançamento para obter uma lista completa de todos os modelos de câmeras digitais recém-suportados.

O primeiro Release Candidate (RC) do Darktable 2.4 agora está disponível para download, o que significa que podemos obter um sabor precoce de todos os recursos enumerados acima. Você pode baixá-lo agora para GNU / Linux , MacOS e Microsoft Windows através do nosso site, mas observe que é uma versão de desenvolvimento inicial.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário