Confira !!
Se desligue do lançamento do novo GIMP 2.9.8 e à frente dos candidatos esperados para a versão do GIMP 2.10 que devem começar, uma nova adição ao GIMP é um plug-in que suporta a nova API de screenshot FreeDesktop.org/Flatpak.
A especificação org.freedesktop.portal.Screenshot pretende ser uma API de captura de tela que funcionará não apenas em desktop cruzado (por exemplo, KDE, GNOME, etc.), mas também funciona para aplicações em sandbox (ou seja, Flatpak) e também funciona independentemente de você estar usando Wayland ou X11.
Esta API de captura de tela é ótima, em teoria, por finalmente ter um meio padronizado de capturar uma captura de tela na área de trabalho do Linux e fazê-lo, independentemente da área de trabalho, servidor de exibição / protocolo e suporte de aplicativos em sandbox. Mas, na realidade, essa API ainda deve ser melhorada e também adotada de forma mais ampla. Atualmente, esta API de captura de tela levará uma captura de tela de toda a área de trabalho e retornará para o aplicativo solicitado. Neste ponto, não há mais recursos avançados para poder fazer uma captura de tela atrasada, selecionando apenas uma janela / região particular, ou qualquer outra coisa encontrada pela maioria dos outros utilitários de tela de tela do Linux neste momento.
Além de faltar alguns recursos comuns de captura de tela, o estoque do GNOME nem sequer está trabalhando com esta especificação org.freedesktop.portal.Screenshot ainda, a não ser que a instalaçãoxdg-desktop-portal-gtk ou também xdg-desktop-portal-kde para a área de trabalho do KDE.
Dadas essas falhas, o GIMP está dependendo desta nova API de Screenshot do FreeDesktop por agora, no seu processo de processamento de capturas de tela. Primeiro, prefira as outras interfaces específicas da área de trabalho e apenas usando este novo plug-in, se nada mais estiver disponível. Os detalhes podem ser encontrados através deste comentário . Apoiar esta nova API de captura de tela é um pouco mais de 200 linhas de código para o GIMP.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário