A nova versão do Android otimizada para os dispositivos de baixa especificação
O Google acaba de anunciar o Android Oreo Go Edition, uma nova versão do seu sistema operacional móvel, especificamente voltado para dispositivos low-end com vários ajustes para otimizar o desempenho e correr melhor do que o irmão original.
Basicamente, com o Android, o Google quer oferecer uma experiência de Android sem compromissos para smartphones de baixa especificação, como aqueles que possuem apenas 512 MB ou 1 GB de RAM.
Para conseguir isso, o Google implementou uma série de otimizações para o sistema operacional, bem como ajustes em seus próprios aplicativos que devem ajudar a aumentar o desempenho, independentemente das especificações.
O gigante de pesquisa baseado na Mountain View diz que o aplicativo médio agora é 15% mais rápido em um dispositivo Android Go, enquanto o armazenamento que as aplicações do Google pré-instaladas precisam é 50% menor nesta nova versão do sistema operacional. Isso, é claro, aplica-se apenas aos aplicativos do Google, mas a empresa trabalhará com os desenvolvedores para otimizar seus aplicativos para o Android Go e aproveitar o novo sistema.
Segurança sem compromissos
Os aplicativos do Google que foram marcados como Go-ready incluem Google Go, Google Assistant Go, YouTube Go, Google Maps Go, Gmail Go, Gboard, Google Play , Chrome e o novo aplicativo Files Go do Google.
"O resultado líquido é que duplicamos a quantidade de armazenamento disponível em dispositivos de nível de entrada", disse o Google hoje.
Os recursos da economia de dados do Google estão ativados por padrão no Android Go, e a empresa de pesquisa diz que o mesmo alto nível de segurança que o Android Oreo também é oferecido para dispositivos de baixo custo.
"O Android Oreo é a versão mais segura do Android ainda, então, quando você compra um dispositivo Android Oreo (edição Go), você terá todos os mesmos recursos de segurança", diz a empresa, explicando que o Google Play Protect estará disponível da caixa nestes telefones de baixa especificação.
Na parte negativa, a edição Android Oreo Go vem com uma série de inconvenientes, incluindo tempos de carregamento mais longos para aplicativos, principalmente causados pelo espaço de armazenamento limitado. Mas quando comparado ao desempenho real de aplicativos no dispositivo Android Oreo com especificações baixas, há um grande ganho, e o Google espera que isso ajude a fazer uma grande diferença em termos de adoção.
O Android Go está disponível para os fabricantes e os primeiros dispositivos serão lançados na Índia, de acordo com a empresa. Ainda não há ETA, mas não deve levar muito tempo até que isso aconteça.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário