FERRAMENTAS LINUX: O presidente Donald Trump assina lei para proibir o Kaspersky Antivirus nos EUA

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O presidente Donald Trump assina lei para proibir o Kaspersky Antivirus nos EUA




Fica proibido o software Kaspersky nos computadores do governo dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou o projeto de lei que proíbe o uso do antivírus da Kaspersky em computadores governamentais após as preocupações de que o software desenvolvido pelo fornecedor de segurança baseado em Moscou poderia ser usado para a ciberespionagem.

Descrito como um "grave risco para a segurança nacional dos EUA" pela senadora democrata Jeanne Shaheen, o software Kaspersky foi originalmente banido em computadores usados ​​por agências seletas, incluindo o Departamento de Defesa, no início deste ano.

"O caso contra Kaspersky está bem documentado e profundamente preocupante. Esta lei está muito atrasada, e agradeço a urgência de meus colegas bipartidários no Comitê de Serviços Armados do Senado para remover essa ameaça dos sistemas governamentais ", disse Shaheen.

Detalhado na Lei de Autorização de Defesa Nacional do ano fiscal de 2018 ( NDAA ), a proibição da Kaspersky vem sem qualquer evidência pública de que o fornecedor baseado na Rússia realmente tenha vínculos com a inteligência russa, afirma que a própria empresa negou em diversas ocasiões.

A seção 1634 da NDAA estabelece o seguinte:
SEC. 1634. Prohibition on use of products and services developed or provided by Kaspersky Lab.
(a) Prohibition.—No department, agency, organization, or other element of the Federal Government may use, whether directly or through work with or on behalf of another department, agency, organization, or element of the Federal Government, any hardware, software, or services developed or provided, in whole or in part, by—
(1) Kaspersky Lab (or any successor entity);
(2) any entity that controls, is controlled by, or is under common control with Kaspersky Lab; or
(3) any entity of which Kaspersky Lab has majority ownership.
(b) Effective date.—The prohibition in subsection (a) shall take effect on October 1, 2018.

Kaspersky ofereceu o código fonte para análise

Em um comunicado divulgado nesta semana, Kaspersky diz que a proibição vem puramente como resultado de sua sede estar localizada na Rússia.

"O Congresso identificou a Kaspersky Lab com base exclusivamente na localização da sua sede, resultando em danos substanciais e irreparáveis ​​para a empresa, seus funcionários baseados nos EUA e seus parceiros de negócios com sede nos EUA", afirmou a empresa. "A Kaspersky Lab está avaliando se qualquer ação adicional é apropriada para proteger seus interesses".

A Kaspersky ofereceu-se para trabalhar com o governo dos EUA e fornecer acesso ao código-fonte do seu mecanismo de antivírus e atualizações de software, mas o governo da Casa Branca disse que essas etapas não são suficientes para garantir que o fornecedor de segurança não esteja trabalhando com as autoridades do Kremlin para ciber- espionagem.

A empresa russa também enfrenta reivindicações semelhantes no Reino Unido, onde as autoridades estão recomendando usar o antivírus da Kaspersky em computadores governamentais, também devido a possíveis laços com o Kremlin.



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário