segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
O Opera passa a bloquear mineradores de criptomoedas no Desktop e no Mobile
Agora o Opera está bloqueando os mineradores de criptomoedas.
Foi adicionado pela Opera uma nova medida de proteção contra os mineradores de criptomoedas que atuam em máquinas dos usuários. Agora, scripts executados nas páginas para minerar criptomoedas de qualquer espécie serão impedidos de funcionar pelas ferramentas de bloqueio de anúncios do navegador.
Citado em seu comunicado oficial , a Opera disse que " Essa é uma ação que normalmente acontece sem a autorização dos usuários – ou, até mesmo, seu conhecimento." E a única amaneira de se notar isso seria um aumento severo nos recursos da bateria e no processador e mesmo assim só conhecendo bem essa prática é que se notaria isso.
Agora tais recursos passam a ser bloqueados pelo Opera de uma forma padronizada, uma vez que o recurso de bloqueio de anúncios é ativado. podendo-se desligar a função por meio da tela de opções, ou então ativar somente ela, e assim deixar que os sites exibam os anúncios na tela e permitindo formas mais claras de monetização.
De acordo com os dados da equipe de desenvolvimento do navegador Opera, já são mais de três milhões de páginas que estão na rede e rodam mineradores de moedas virtuais, sendo que a grande maioria são os bitcoins.
Vale ressaltar que esses scripts, muitas vezes, podem ser encontrados até mesmo em sites de renome, motico esse que levou a equipe do Opera a trabalhar em um bloqueio automático de tais recursos, que apesar de não representarem problemas de segurança, utilizam de forma indevida os recursos dos dispositivos.
Além dessa ferramenta também foi lançado uma outra a Crypto Jaking Test , que mostra se o seu computador está sendo afetado pelos mineradores de bitcoins em um determinado momento, Bastando somente clicar para fazer a verificação, que vale para qualquer navegador e, claro, termina com um aviso de que baixar o Opera é garantir proteção contra esse tipo de utilização indevida durante todo o tempo.
Fontes: Android Police. Opera
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Notícia,
Bitcoins,
Mineradores,
navegadores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário