Agora, com suporte para múltiplos repositórios Flatpak e Flathub
O desenvolvedor do KDE, Nathaniel Graham, compartilhou uma história interessante durante o fim de semana sobre a evolução do suporte Flatpak no gerenciador de pacotes do KDE Plasma's Discover, juntamente com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 LTS.
Aqueles interessantes na instalação de aplicativos Linux Linux da Flatpak em suas distribuições GNU / Linux baseadas em plasma do KDE, devem saber que o suporte do Flatpak no gerenciador de pacotes Plasma Discover agora é mais maduro e pronto para produção. Ele pode lidar com vários reposeiros Flatpak, bem como a instalação de pacotes do repositório Flathub.
Com o próximo ambiente de desktop LTS do KDE Plasma 5.12 , o Plasma Discover suportará diferentes backends, incluindo Flatpak e Snappy, permitindo aos usuários pesquisar, baixar e instalar aplicativos Flatpak e Snap. No entanto, esse backend não é instalado por padrão, então você terá que adicioná-lo manualmente.
Nas distros baseadas no Ubuntu , você pode instalar o suporte Flatpak executando o comando "sudo apt install plasma-discover-flatpak-backend" em um emulador de terminal. Depois disso, você terá que adicionar pelo menos um repositório Flatpak para poder encontrar e instalar pacotes Flatpak, como explica Nathaniel Graham em sua última postagem no blog .
"A boa notícia é que o suporte ao Flatpak da Discover é muito bom e está melhorando o tempo todo. Está totalmente preparado e nós encorajamos você a usá-lo", explica o desenvolvedor. "Se quiser uma adoção Flatpak mais rápida, solicite suas distribuições para instalar o backend Flatpak por padrão".
Multiposições múltiplas Flatpak e suporte Flathub
Nathaniel Graham disse que os usuários que usam o ambiente de desktop KDE Plasma 5.12 LTS poderiam adicionar vários repositórios Flatpak se eles entrarem na página de configurações e clicar no botão do menu do hamburguer ao lado do texto "Flatpak" e depois clicar em "Adicionar fonte ... "botão.
Da mesma forma, eles podem adicionar o suporte Flathub clicando no botão "Adicionar Flathub". Depois disso, eles podem descobrir aplicativos Flatpak pesquisando ou navegando através das listas de aplicativos do Discover, como normalmente fariam para aplicativos nativos. Como alternativa, você pode acessar a página de configurações e clicar na entrada Flatpak.
O desenvolvedor também notou o fato de que ter suporte para múltiplos reposeiros Flatpak permitirá que os usuários troquem facilmente entre versões estáveis e atualizadas dos aplicativos instalados, já que a atual política de empacotamento das distribuições GNU / Linux nem sempre nos permite fazer que com aplicativos Linux nativos.
Com isso em mente, o suporte Flatpak é muito bem vindo em nossos computadores com o suporte para Linux. O mesmo vale para o Snappy, o formato binário universal desenvolvido pela Canonical para o Ubuntu. Ambos estão sendo adotados por mais e mais distribuições GNU / Linux, enquanto alguns ainda preferem ficar com o AppImage .
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário