FERRAMENTAS LINUX: O Server-Side GLVND é atualizado enquanto o X.Org Server 1.20 é ativado

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O Server-Side GLVND é atualizado enquanto o X.Org Server 1.20 é ativado


Saiba mais!!



Adam Jackson da Red Hat enviou a segunda versão dos patches em andamento para fornecer funcionalidade GLVND do servidor para o servidor X.Org.

A maioria de vocês, deve estar familiarizado com o GLVND , a Biblioteca de Despacho Neutral do Vendedor OpenGL. Esse é o esforço liderado pela NVIDIA e apoiado por outros no ecossistema para melhorar o "Linux OpenGL driver ABI", permitindo que vários drivers OpenGL possam coexistir com alegria no mesmo sistema sem lutar por libGL. e similar. Isso foi bem, mas GLVND do lado do servidor para o servidor X.Org leva as coisas um passo adiante.

O GLVND do lado do servidor é o conceito da Biblioteca de Despacho Neutral do Fornecedor OpenGL aplicada ao servidor xorg. Isso permite que vários drivers OpenGL coexistam no X.Org Server em casos como laptops PRIME / híbridos e outros sistemas multi-GPU com hardware de diferentes fornecedores. Também há implicações possíveis para as melhorias de suporte da XWayland.

Há alguns minutos, Adam Jackson enviou o GLVND v2 do lado do servidor como os últimos patches. " Isso torna possível ter provedores GLX diferentes em diferentes telas no modo Zaphod e alternar entre pilhas de driver kernel / GLX sem necessidade de muita configuração manual. "

Parece que esse código poderia ser mesclado em breve para o Git, mas outras adições ainda são planejado.

Parece queX.Org Server 1.20 vai atrasar-se ... Já foi há mais de um ano desde o último grande lançamento (X.Org Server 1.19), bastante maior do que a sua anterior cadência de lançamento de seis meses e a mais longa entre lançamentos em uma década . Voltar durante a conferência XDC2017 falou sobre a liberação do X.Org Server 1.20 em janeiromas isso agora é efetivamente impossível com as mudanças permanentes sendo mescladas e o código ainda não ramificado e nenhuma fase de lançamento ainda. Veremos quanto mais o xorg-server 1.20 é desenhado, mas agora provavelmente é seguro dizer que será muito tarde para entrar no Ubuntu 18.04 LTS e, possivelmente, até o Fedora 28. Além do lado do servidor GLVND, o xorg-server 1.20 foi trabalhando em atualizações de DRI3, melhorias de SteamMR / VR HMD, melhorias de GLAMOUR,suporte HDR / DeepColor e outras melhorias.


fonte

Até a próxima!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário