Avisará os usuários quando aplicativos em segundo plano acessarem a câmera
O novo sistema operacional Android Android Android do Google Android, no Android 9, vem trazendo novos recursos e aprimoramentos, incluindo um novo recurso de segurança que impedirá que aplicativos ociosos acessem a câmera.
De acordo com um recente compromisso do Android Open Source Project (AOSP) (via XDA-Developers ), os engenheiros do Google implementaram um novo recurso de segurança no módulo do kernel de segurança do sistema operacional (SELinux) do Android que impede o acesso da câmera de aplicativos o serviços inativos que funcionam em segundo plano com UID (User ID).
O recurso de segurança não permitirá aplicativos ou serviços inativos que foram executados em segundo plano durante um determinado período de tempo, que podem ser definidos pelo usuário ou implementados por padrão, para acessar a câmera. Estes poderiam incluir spyware e outros programas maliciosos que poderiam espioná-lo através da câmera do dispositivo.
"Se o UID ficar inativo, geramos um erro e fechamos as câmeras para este UID", leia o comuniicado . "Se um aplicativo em um UID ocioso tentar usar a câmera, geramos imediatamente um erro. Como os aplicativos já devem lidar com esses erros, é seguro aplicar essa política a todos os aplicativos para proteger a privacidade do usuário".
A segurança do Android está ficando mais forte a cada dia
Este próximo recurso de segurança do Android P para bloquear o acesso da câmera a partir de aplicativos ociosos em segundo plano é um sinal de que o Google é sério sobre a aplicação de procedimentos de segurança para proteger a privacidade e a liberdade do usuário, o que há muito atrasado, especialmente agora que há tantos aplicativos maliciosos do Android na Google Play Store.
O Google ainda não anunciou uma data de lançamento para o Android 9.0, bem como o seu nome de código começando com a letra P, sem mencionar os novos recursos e melhorias. Se olharmos para lançamentos anteriores, o Android P poderia chegar às ruas em agosto, mas, como esperado, primeiro será lançado para dispositivos Pixel e Nexus suportados.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário