Confira!!
Ontem, ouvimos falar dos planos do Purism para suportar a diversidade do desktop, mas, por padrão, para o seu smartphone Librem 5, eles provavelmente estarão usando o GNOME para manter uma experiência unificada em seus dispositivos. O mais recente agora é que eles podem desenvolver um novo compositor Wayland de acordo com o GNOME.
A liderança do desenvolvimento móvel do purismo, Nicole Faerber, publicou uma nova entrada no blog hoje sobre o seu progresso mais recente ... A maioria se resume a dizer que os núcleos de CPU Cortex-A53 como usados pelo NXP i.MX8 SoC não são afetados pelo Specter / Meltdown, eles ainda estão comprometidos com o plano i.MX8, eles estão tentando adquirir placas de desenvolvedores i.MX6QuadPlus para uso precoce até a disponibilidade i.MX8, eles estão envolvidos com o KDE e o GNOME, e a possível aquisição do proprietário i.MX NXP da Qualcomm não é motivo de preocupação neste ponto para o Purismo.
Mas o que eu acho mais interessante e vale a pena escrever sobre esse parágrafo é:
Nós também revisamos e avaliamos os gerenciadores de composição e os shells de desktop que poderíamos usar para uma UI de telefone. Pretendemos usar apenas Wayland, tentando eliminar todo o legado do X11 como possamos, para problemas de desempenho e para uma melhor segurança. A partir de nossas discussões com os mantenedores do GNOME de compositores e conchas existentes, podemos estar melhor incendiando um novo compositor (upstreamed e apoiado pelo GNOME) para evitar a bagagem X11.
Eles não estão se comprometendo firmemente a escrever um novo compositor, mas é surpreendente e interessante que eles considerem a criação de um novo compositor que parece ser Wayland-only sem qualquer foco na compatibilidade XWayland, etc.
O GNOME Mutter é, sem dúvida, o compositor de Wayland mais completo e completo neste momento, por isso é um pouco surpreendente que o purismo está pensando em adicionar à sua crescente lista TODO a criação de um novo compositor "puro" Wayland. Muitas outras iniciativas de compositor de Wayland estão em desenvolvimento por um longo período de tempo e não são tão completas, então, ver o Purism dar uma volta em cerca de um ano ou menos para cumprir seu objetivo de transporte de 2019 seria bastante ambicioso. Concedido se focar o compositor unicamente no alvo do seu smartphone / fator de forma iluminaria um pouco e permitir uma implantação mais acelerada, mas ainda assim eles esperam conseguir o sonho de convergência eventualmente e, assim, puxando dependências / protocolos / extras da área de trabalho o processo.
Veremos o que acontece na frente do compositor Wayland para o smartphone Librem 5 nos próximos meses.
Até a próima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário