FERRAMENTAS LINUX: O Sistema Operacional focado em segurança Qubes OS ,agora suporta os laptops do Librem Linux

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

O Sistema Operacional focado em segurança Qubes OS ,agora suporta os laptops do Librem Linux



O purism  adicionou apoio da IOMMU e TPM aos laptops

O Purism, o revendedor de computadores especializado na venda de laptops Linux, informa que a versão mais recente do sistema operacional de desktop com foco em segurança do SO Qubes que agora pode ser instalada sem problemas ou avisos em sua série de laptop Librem.

No ano passado, o Purism começou a enviar computadores portáteis do Librem habilitados para coreboot, e recebeu alguns comentários interessantes dos clientes que os compraram e tentou instalar imagens de lançamento inicial do sistema operacional Qubes 4.0, informando que o instalador do SO Qubes queixou-se do suporte da IOMMU.

Aparentemente, o suporte da IOMMU não estava disponível nos processadores Skylake da Intel que alimentavam os laptops Librem do Purism, mas é suportado pelo firmware do núcleoboot, anteriormente conhecido como LinuxBIOS, então a empresa precisava atualizar os  seus laptops para o último lançamento do coreboot , que permite aos usuários instalar o SO Qubes 4.0 sem avisos.

"Começando com o Qubes 4.0, o instalador avisará os usuários se seus computadores não suportam certos recursos da CPU, como o IOMMU. Embora você possa ignorar o aviso e concluir a instalação, certas máquinas virtuais com dispositivos PCI conectados, como sys-net e sys-usb não começará a menos que você altere seu modo de virtualização de HVM para PV, ignorando as proteções que a IOMMU fornece ", diz Kyle Rankin.

O suporte inicial do TPM desembarcou nos laptops Librem do Purismo

O purismo diz que ainda está testando a nova imagem do núcleo com o suporte da IOMMU para seus laptops Librem, e em breve começará a oferecê-lo com todos os novos carregamentos de laptop. Portanto, se você quiser comprar um laptop Librem do Purism e quiser instalar o SO Qubes 4.0, você deve aguardar um pouco mais para o line-up atualizado.

Enquanto isso, parece que os planos de Purismo adicionam suporte a coreboot para TPM (Trusted Platform Module) para seus laptops Librem e usam a tecnologia TMP com Cabeças para oferecer aos clientes proteção contra inválidos contra malwares que possam comprometer o kernel, o gerenciador de inicialização e até mesmo a BIOS de seus laptops alimentados por Linux.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário