FERRAMENTAS LINUX: Os módulos DRM Linux com base no KPI agora está trabalhando no FreeBSD 11

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Os módulos DRM Linux com base no KPI agora está trabalhando no FreeBSD 11







Confira!!


Agora é possível usar a porta gráfica / drm-next-kmod no FreeBSD 11 stable. 

Graças ao trabalho feito por Hans Petter Selasky e outros, esta porta drm-next-kmod está trabalhando no FreeBSD 11 stable. O que é diferente deste pacote da coleção de portas em relação aos Módulos de renderização direta portados de Linux encontrados no kernel do FreeBSD 11 é que esses módulos DRM estão usando a interface linuxkpi. 

O Linux KPI é o esforço do FreeBSD para fornecer uma interface de compatibilidade do Linux para tornar mais fácil acionar os drivers do DRM Linux para o FreeBSD e para que eles permaneçam atualizados contra o upstream do kernel  Linux. A camada de compatibilidade do linuxkpi facilita algumas das diferenças entre os kernels do Linux e do FreeBSD para permitir que mais do código do Direct Rendering Manager seja executado não modificado. 

Como está agora, a porta graphics / drm-next-kmod fornece os drivers AMDGPU, Radeon e i915. Seu estado está atualmente baseado no kernel Linux 4.9. Sim, antigo em comparação com o kernel Linux 4.15 ~ 4.16 onde estamos no momento, mas melhor do que o tempo de atraso encontrado com alguns dos drivers GBM FreeBSD mais antigos. 

Até agora, esta porta tinha que ser executada contra o FreeBSD 12-CURRENT, mas a notícia de hoje é que ele deveria funcionar com o FreeBSD 11-STABLE agora que as mudanças necessárias no linuxkpi foram devolvidas. Isso deve abrir mais usuários para esta porta experimental se desejar melhor suporte a gráficos Intel ou AMDGPU / Radeon. Neste ponto, não parece haver ênfase no driver Nouveau, uma vez que a NVIDIA continua oferecendo um driver NVIDIA FreeBSD oficial mas proprietário. 

Mais detalhes através da lista freebsd-stable e FreshPorts.org .


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário