FERRAMENTAS LINUX: As correções do Driver de Código Aberto da AMD foram postadas para o Vega 12

quarta-feira, 21 de março de 2018

As correções do Driver de Código Aberto da AMD foram postadas para o Vega 12




Confira!!


Já faz algum tempo desde a última vez que ouvi falar sobre a suposta GPU "Vega 12", mas saindo esta manhã, há um conjunto de 42 patches que dão suporte a esta GPU inédita dentro do núcleo principal do Linux. 

Alex Deucher, da equipe de drivers Linux da AMD, enviou os 42 patches nesta manhã, oferecendo suporte inicial para o Vega 12 dentro do driver do kernel AMDGPU DRM. 

No total, os patches são outras sessenta mil linhas de código do kernel, mas a grande maioria desse pedaço de código considerável é gerado automaticamente pelos arquivos de cabeçalho para os registradores de GPU, etc. As novas adições de código ao AMDGPU DRM são relativamente pequenas e são -utilizando caminhos de código Vega 10 e Raven Ridge existentes. 

Vasculhando o código, não há detalhes realmente interessantes revelados. A única coisa que vale a pena mencionar é que essa ativação do Vega 12 tem cinco IDs de PCI adicionados, mas não necessariamente quantos SKUs diferentes serão lançados. Muitas vezes, os fornecedores de GPU reservam IDs de PCI extras para possível uso futuro, variantes de engenharia, etc. Essas IDs PCI de GPU para Vega 12 são listadas como 0x69A0, 0x69A1, 0x69A2, 0x69A3 e 0x69AF. 

Como a janela do recurso DRM-Next está fechando para o Linux 4.17 agora, não está claro se a AMD tentará incluir isso como uma adição tardia para o 4.17 ou mantê-lo até o kernel Linux 4.18 ... O tempo será interessante para quando acabar vendo o lançamento do produto AMD Vega 12, se este suporte for reforçado por esse ponto.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário