Saiba mais!!
O suporte do Firefox para decorações do lado do cliente (mais conhecido como CSD) está chegando ao seu aplicativo Linux - mas se você não pode viver sem ele, vamos mostrar-lhe como habilitá-lo.
Como mencionamos anteriormente, um alternar CSD está presente nas compilações noturnas do navegador. Quando habilitado no desktop GTK3, ele combina a barra de título e a barra de tabulação em uma barra unificada.
Isso proporciona ao navegador um visual limpo e compacto, e está de acordo com outros aplicativos GTK3 que usam barras de cabeçalho (como, basicamente, todas elas).
Agora disponível em Beta
Boas notícias se você quisesse habilitar o Firefox CSD, mas não quis mudar para as compilações noturnas: a opção foi filtrada para (o muito menos assustador) do Firefox Beta.
Ao adicionar suporte para o CSD Firefox para Linux, a alinhança com a aparência geral dos aplicativos do Windows e do MacOS, que já faz uso de projetos de barra de cabeçalho que economizam espaço.
O Firefox CSD é totalmente opcional
Nem todo mundo é fã do CSD (é um mundo estranho, se todos concordássemos) então, por enquanto, se você não quer CSD, não precisa fazê-lo; O Firefox continuará a oferecer a opção de uma barra de menu tradicional, embora dependendo de quando / se o CSD for feito padrão, você precisará habilitá-lo.
Baixe o Firefox Beta no Ubuntu
Para tentar CSD, você precisará da última versão beta do Firefox.
Você pode baixar o Firefox beta como um binário autônomo do site Mozilla Firefox, extrair o .zip e executar o Firefox a partir da pasta. Esta é a maneira recomendada de tentar compilações não estáveis.
Baixe o Firefox Beta
Alternativamente, se você estiver executando Ubuntu ou Linux Mint, você pode baixar o Firefox beta do seguinte PPA .
Lembre-se de que, quando você instala o Firefox, este PPA substituirá a versão existente e estável do Firefox que está em seu sistema:
sudo add-apt-repository ppa: mozillateam / firefox-next
sudo apt-get update && sudo apt install firefox
Ativar CSD no Firefox 59
Dependendo de quão recente a sua compilação beta pode começar, o CSD é habilitado por padrão. Caso contrário, você pode ativar o CSD no Firefox beta assim:
- Abra o menu principal
- Selecione 'personalizar'
- Desmarque a caixa "barra de título"
A mudança produz efeitos imediatamente.
Como você verá: há bordas difíceis com a implementação atual do CSD no Firefox 59 (veja acima), incluindo alguns problemas de espaçamento com os controles da janela, conforme o seu tema GTK, e exibindo cantos perfeitamente arredondados.
Essas questões podem (ou não) ser corrigidas em futuras atualizações; parte do risco de tentar coisas cedo é que você as experimenta inacabada.
Até a póxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário