FERRAMENTAS LINUX: Preparativos do Ubuntu para remover o suporte do Qt 4 dos arquivos, o alvo é o Ubuntu 19.04

quinta-feira, 22 de março de 2018

Preparativos do Ubuntu para remover o suporte do Qt 4 dos arquivos, o alvo é o Ubuntu 19.04






O Ubuntu 18.10 pode ser o primeiro lançamento sem suporte ao Qt 4.

O desenvolvedor e colaborador do Ubuntu Simon Quigley recentemente  propôs a remoção do suporte ao Qt 4 dos repositórios do sistema operacional Ubuntu Linux, seguindo os passos do Debian GNU / Linux.

Como o Qt 5 é amplamente adotado pelos desenvolvedores de aplicativos da Qt e outros grandes projetos, como o ambiente de desktop KDE Plasma, as tecnologias Qt 4 estão se tornando obsoletas, portanto cada vez mais distribuições GNU / Linux planejam sua completa remoção dos repositórios de software.

As equipes Qt / KDE do Projeto Debian já estão se preparando para remover o suporte Qt 4 dos repositórios da próxima série do sistema operacional 10 "Buster" do Debian GNU / Linux, principalmente porque está cada vez mais difícil mantê-lo agora que não é mais suportado pelo desenvolvedor. e pode causar muitos problemas em todo o sistema.

"Atualmente, o Qt 4 está inoperante e estamos começando a ter problemas para mantê-lo, como, por exemplo, no caso de suporte do OpenSSL 1.1", disse Simon Quigley no relatório de bug. "Nenhum pacote novo entrando no arquivo Ubuntu deve depender do qt4-x11 ou de qualquer pacote que, direta ou indiretamente, dependa dele."

No momento, há mais de 330 pacotes sinalizados para remoção se eles não forem atualizados para uma nova versão baseada na estrutura do Qt 5, mas a equipe também está removendo pacotes obsoletos que não foram mantidos em anos enquanto falamos. Entre alguns grandes nomes, podemos mencionar o LibreOffice , LightDM e todo o KDE 4 Stack.

Todos os mantenedores de aplicativos são aconselhados a portar seus pacotes para o Qt 5

Esta é uma chamada para os desenvolvedores começarem a portar seus aplicativos Qt 4 ou quaisquer outros pacotes que dependam do qt4-x11, direta ou indiretamente, para o framework Qt 5 mais recente, que é totalmente suportado nas versões atuais e futuras do Ubuntu. Os desenvolvedores devem fazer o upload das versões Qt 5 de seus aplicativos para a versão de desenvolvimento antes do Ubuntu 19.04.

Agora, a Canonical se prepara para lançar seu sétimo lançamento LTS (Long Term Support), o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que ainda suportará aplicativos Qt 4, especialmente que vários usuários do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) planejam fazer upgrade para ele , mas o Ubuntu 18.10 poderia ser o primeiro lançamento a ser lançado sem suporte ao Qt 4.

É claro que a remoção do suporte ao Qt 4 teria um impacto maior nos sabores do Ubuntu, como Kubuntu ou Lubuntu Next, já que eles confiam nas tecnologias Qt / KDE mais do que o Ubuntu, que usa o GNOME Stack baseado no GTK +. Mas é um movimento excelente, pois o mundo Linux precisa se adaptar a tecnologias novas e mais poderosas, sempre.


Fonte

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário