FERRAMENTAS LINUX: Que enorme vazamento de memória do GNOME Shell? Está sendo consertado

sexta-feira, 30 de março de 2018

Que enorme vazamento de memória do GNOME Shell? Está sendo consertado




Confira!!


Algumas boas notícias: o (bastante grande)  vazamento de memória do GNOME Shell que destacamos na semana passada está em processo de correção.

Os desenvolvedores do GNOME passaram a última semana tentando identificar a raiz do problema, o que faz com que o uso de memória do sistema aumente a cada minuto que o GNOME Shell é usado.

Seguindo o nosso relatório, centenas de usuários do GNOME Shell em várias distribuições do Linux acessaram fóruns da Internet e mídias sociais para confirmar que o problema de fluência da memória existe em seus sistemas.

E com lentidão do sistema e problemas de desempenho gráfico entre os efeitos causados, não é surpresa que as pessoas notaram que algo estava acontecendo.

Felizmente a causa do vazamento foi (aparentemente) identificada.

Coleta de lixo perdida

O desenvolvedor do GNOME, Georges Basile Stavracas, é o primeiro a mergulhar na questão, a fim de extirpar e lutar de onde vem o 'vazamento'.










E em uma visão geral detalhada de seus testes, verificações e descobertas compartilhadas  no relatório de erros do Gitlab  para o problema, parece que ele encontrou a causa: “… algo está acontecendo com o Garbage Collector. "

O que é a coleta de lixo no software?

Também conhecido como ' Garbage Collection ' é uma forma de gerenciamento automático de memória (de acordo com a Wikipedia), segundo o qual “… o coletor de lixo […] tenta recuperar a memória ocupada por objetos que não estão mais em uso pelo programa.”


“Acionar a coleta de lixo foi capaz de reduzir a quantidade de memória usada pelo GNOME Shell para níveis normais”


"Esta manhã, depois de perder todas as minhas esperanças de encontrar esse vazamento de memória, encontrei um comportamento muito interessante que eu poderia reproduzir usando essas etapas", observa Stavracas.


Ele teoriza que "... apenas o objeto raiz de uma série de objetos interdependentes está sendo GCD, e a finalização faz com que seus filhos / objetos dependentes sejam marcados para GC depois que a raiz é coletada."

Ao executar o coletor de lixo para o GJS [ Ligações JavaScript do GNOME ] Stavracas diz que ele foi capaz de reduzir a quantidade de memória usada para ~ 250MB que o GNOME Shell normalmente “consome” na inicialização.

Boas notícias, certo?

A correção ainda não foi lançada

Se o seu inglês for melhor que o meu, você notará que o título está no presente do tempo progressivo. A "correção" para esse problema ainda está  disponível.

Mas agora que os desenvolvedores se concentraram na causa, eles podem trabalhar em uma correção apropriada e efetiva.

Ainda não se sabe se qualquer patch pode chegar a tempo de ser incluído no Ubuntu 18.04 LTS. Mas se não houver sempre atualizações pós-lançamento.

O bug é marcado como prioridade “crítica” e “alta” para o Ubuntu 17.10 e para o Ubuntu 18.04 LTS no Launchpad , o que mostra que o Ubuntu está preocupado o suficiente sobre o assunto para pelo menos aconselhar sobre um remédio a tempo.


Fonte

Até a próima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário