Disponível no Ubuntu 17.10, 16.04 LTS e 14.04 LTS
Depois de ter sido retirado dos repositórios do Ubuntu no final de janeiro, a pedido da Intel, devido a graves problemas de hardware relatados por vários usuários, a atualização do microcódigo do Inte para mitigar a vulnerabilidade de segurança do Specter está de volta.
Em 22 de janeiro de 2018, a Canonical substituiu a versão 20180108 do firmware de microcódigo da Intel pela versão 20170707 mais antiga, a pedido da Intel, não protegendo mais os computadores dos usuários contra a vulnerabilidade de segurança do Specter que poderia permitir que um invasor local exponha informações confidenciais da memória do kernel.
"Jann Horn descobriu que microprocessadores utilizando execução especulativa e predição de ramificação podem permitir leituras de memória não autorizadas via ataques de canal lateral. Essa falha é conhecida como Specter. Um invasor local poderia usá-la para expor informações sensíveis, incluindo a memória do kernel ( CVE-2017-5715 ), "leia o aviso de segurança.
Enquanto os usuários ficaram pendurados por mês, em 22 de fevereiro de 2018, a Canonical lançou novas atualizações de kernel para todas as suas versões suportadas do Ubuntu Linux para fornecer a atenuação de kernel do Retpoline baseado em compilador para o Specter Variant 2 nas arquiteturas de hardware amd64 e i386.
A atualização do microcódigo da Intel para o Spectre está novamente disponível
Em 29 de março de 2018, o firmware de microcódigo da Intel contendo mitigações para a vulnerabilidade de segurança do Specter nos processadores da Intel está novamente disponível nos repositórios de software do Ubuntu. De acordo com o aviso de segurança, isso inclui as atualizações certas de microcódigo que são necessárias para as atualizações correspondentes do kernel do Ubuntu Linux.
A nova versão 20180312 do firmware de microcódigo da Intel pode ser instalada no Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e no Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), bem como em todos os seus derivados, incluindo o Kubuntu. , Xubuntu , Lubuntu , Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie, e Ubuntu Kylin.
Ambas as instalações de 64 bits e 32 bits do Ubuntu são suportadas. A Canonical recomenda que os usuários atualizem para o novo microcódigo da Intel o mais rápido possível e reiniciem seus computadores para garantir a instalação correta de todas as alterações necessárias e manter seus sistemas protegidos contra os ataques do Specter .
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário