FERRAMENTAS LINUX: Aprendendo mais sobre o projeto Stratis da Red Hat para oferecer funcionalidade Btrfs / similar a ZFS

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Aprendendo mais sobre o projeto Stratis da Red Hat para oferecer funcionalidade Btrfs / similar a ZFS




Confira!!


Com a Red Hat desaprovando o Btrfs no RHEL7 com o sistema de arquivos Linux "next-gen" não tendo se destacado como muitos esperavam ou esperavam, a Red Hat vem investindo em seu novo projeto de armazenamento "Stratis" . Mais detalhes sobre Stratis agora vieram à tona.

Desde o verão passado, muito progresso foi feito no Stratis e está sendo preparado para testes no Fedora . O Stratis é um sistema de arquivos de gerenciamento de volume (VMF) que se baseia no subsistema DM do kernel do Linux e está emparelhado com o sistema de arquivos XFS, em vez de ser um novo sistema de arquivos Linux do zero.




O colaborador de longa data do Linux, Andy Grover, da Red Hat, envolvido nesta iniciativa de armazenamento, escreveu um conjunto de posts detalhando o foco do projeto. Suas postagens podem ser encontradas no OpenSource.com, com a parte 1 e a parte 2 sendo publicadas ontem. Os destaques incluem:

- O objetivo do Stratis é "trazer avanços de armazenamento para todos os usuários do Linux, desde o simples SSD até um disco de cem discos. O Linux tem os recursos, mas a falta de uma solução fácil de usar atrapalhou adoção ampla. O objetivo da Stratis é tornar os recursos avançados de armazenamento do Linux acessíveis. "

- Os pilares do Stratis estão na configuração de armazenamento mais fácil, permitindo mudanças posteriores em tais configurações e usando recursos avançados de armazenamento, de instantâneos a camadas.

- Em comparação com o ZFS / Btrfs, Andy diz que o Stratis está focado em ser "fácil e seguro de usar".

- A Red Hat não seguiu o ZFS no Linux devido à sua licença de código CDDL.

- Eles também não optaram pelo Btrfs, já que "ele ainda não chegou onde precisa ser em termos de estabilidade e recursos".

- O Stratis oferece automação e uma "API de primeira classe" para interagir com ele.

A Red Hat hospeda o projeto no GitHub .


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário